Cinco meses após chuvas, aeroporto de Porto Alegre retoma voos
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e ministros de Lula participarão da cerimônia de abertura do aeroporto
atualizado
Compartilhar notícia
Ministros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), participam nesta sexta-feira (18/10) da reabertura oficial do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, fechado desde as chuvas que atingiram o estado, no início do ano.
O aeroporto suspendeu todas as operações em maio devido ao alagamento das pistas e outras áreas. Inicialmente, o terminal funcionará com pista reduzida e terá a capacidade para receber 128 voos nacionais diários, entre 8h e 22h.
Os primeiros voos estão programados para a próxima segunda-feira (21/10), com 71 já viagens confirmadas, sendo 37 partidas e 34 chegadas. Segundo o governo local, são esperados 9 mil passageiros no primeiro dia de operação.
A previsão é que retomada integral seja feita até 16 de dezembro, segundo a Fraport, concessionária que administra o Salgado Filho. Nesta data, também serão retomadas as viagens internacionais.
Durante o período de fechamento do aeroporto, os voos para a região metropolitana de Porto Alegre ficaram concentrados na Base Aérea de Canoas, a cerca de 10 km do Salgado Filho. Em julho, o aeroporto da capital reabriu parcialmente para o serviço de embarque e desembarque de passageiros.
Participam da cerimônia, nesta sexta-feira (18/10), os ministros Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), além de autoridades do setor aéreo.