metropoles.com

Cimi pede recomposição de comissão que acompanha situação Yanomami

Lideranças indígenas questionam a escolha do presidente da comissão que acompanha a crise humanitária Yanomami, Chico Rodrigues (PSB)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ministério da Saúde/Divulgação
ministério da saúde terra yanomami servidores
1 de 1 ministério da saúde terra yanomami servidores - Foto: Ministério da Saúde/Divulgação

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) pede que o Senado Federal realize a recomposição da Comissão Externa Temporária que acompanha a grave situação na terra indígena (TI) Yanomami. Para as lideranças indígenas os senadores Chico Rodrigues (PSB/RR), presidente da Comissão; Hiran Gonçalves (PP/RR), Mecias de Jesus (Republicanos/RR) possuem uma relação direta com os garimpeiros de Roraima.

“A maioria formada pelos três Senadores de Roraima deslegitima e desvirtua a missão da Comissão Externa devido ao envolvimento explícito deles na defesa do garimpo dentro da TI Yanomami”, declarou o conselho em nota.

A comissão foi criada no último dia 15 de fevereiro para acompanhar a crise sanitária em que vive a população Yanomami em decorrência da presença de garimpeiros ilegais dentro do território indígena. Com a extração ilegal de minério, os rios e o solo dentro da terra foram contaminados pelo mércurio e prejudicaram diretamente a alimentação do povo.

“Solicitamos que sejam adotadas as medidas necessárias para a recomposição da comissão ou, inclusive, para reconduzir ou reconsiderar a própria iniciativa para evitar que um mecanismo importante seja instrumentalizado a serviço de interesses contrários à sua própria missão, o que contribuiria ao descrédito sobre estas diligências.”

4 imagens
Força Nacional do SUS atua na Terra Indígena Yanomami, em fevereiro de 2023
Criança yanomami sendo atendida por uma médica do SUS, em janeiro
Crianças Yanomami em situação de desnutrição na Terra Indígena Yanomami
1 de 4

Crianças Yanomamis com desnutrição grave apresentaram melhora

Fernando Frazão/Agência Brasil
2 de 4

Força Nacional do SUS atua na Terra Indígena Yanomami, em fevereiro de 2023

Ministério da Saúde/Divulgação
3 de 4

Criança yanomami sendo atendida por uma médica do SUS, em janeiro

Igor Evangelista/MS
4 de 4

Crianças Yanomami em situação de desnutrição na Terra Indígena Yanomami

Weibe Tapeba/Sesai/Divulgação

A assessoria de imprensa do Republicanos informou ao Metrópoles que o Senador Mecias de Jesus “refuta com veemência a manifestação do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) pela sua saída da Comissão Externa Temporária”.

O senador declarou que nunca incentivou a invasão das terras indígenas por garimpeiros e “trabalha fortemente no Congresso Nacional para garantir tratamento digno a todos que estão na região, índios e garimpeiros”.

Senador Chico Rodrigues

O senador Chico Rodrigues declarou, em entrevista à GloboNews, que os indígenas são “a última etnia do planeta no século 21 que ainda é primitiva, totalmente primitiva”.

Além de acompanhar a crise sanitária, o presidente da comissão afirmou que também irá trabalhar para atender os garimpeiros ilegais que invadiram a terra indígena Yanomami. Segundo o senador, “a grande e esmagadora maioria” dos invasores foram levados ao local por grandes empresários.

Sem a autorização da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) ou do Ministério dos Povos Indígenas, o senador Chico Rodrigues visitou a terra Yanomami ao lado de representantes das Forças Armadas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?