metropoles.com

Sinal do 5G será liberado em mais sete capitais na segunda-feira

Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Maceió, São Luís e Teresina vão receber a nova tecnologia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
d3sign/Getty Images
5G
1 de 1 5G - Foto: d3sign/Getty Images

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai liberar a partir da próxima segunda-feira (19/9) a ativação do sinal do 5G puro em mais sete capitais do país: Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Maceió (AL), São Luís (MA) e Teresina (PI). Com a inclusão dessas cidades, 22 capitais vão contar com a nova tecnologia de internet móvel.

A decisão foi tomada nesta quarta-feira (14), em reunião do Gaispi, grupo criado pela Anatel para cuidar da ativação da internet 5G na faixa de 3,5 gigahertz (GHz), que oferece maior velocidade para baixar e enviar arquivos, estabilidade e menor tempo de latência (resposta).

Todas as capitais do país deverão operar com a tecnologia até o fim de novembro. Ainda falta ativar o 5G puro nas capitais do Norte: Porto Velho (RO); Rio Branco (AC); Macapá (AP); Manaus (AM); e Belém (PA). Nas demais cidades do país, a ativação acontecerá de forma gradual, até 2029.

Cronograma

Inicialmente, todas as capitais deveriam ter o 5G puro funcionando até 31 de julho. Entretanto, esse prazo foi prorrogado duas vezes pela Anatel, devido ao cronograma de entrega dos equipamentos que precisam ser instalados para evitar que o 5G cause interferência em serviços profissionais de satélite. Esses equipamentos são importados, em geral da China.

Agora, o 5G precisa ser ativado comercialmente nas cinco capitais que ainda não contam com a tecnologia até 27 de novembro. A tendência, contudo, é que a ativação seja feita antes, à medida que as operadoras concluem os trabalhos de instalação de antenas e filtros.

Ativação do sinal

Por serem as vencedoras dos lotes nacionais da faixa de 3,5GHz do leilão do 5G, as operadoras Claro, TIM e Vivo são as que podem oferecer o serviço aos clientes. Para a Anatel dar a autorização, é necessário que a Siga Antenado, entidade criada pelas três operadoras, realize:

  • instalação de antenas na quantidade mínima exigida pelo edital do 5G;
  • instalação de filtros para evitar interferências em serviços profissionais de satélite;
  • inicie distribuição de kits de recepção do novo sinal das TVs parabólicas à população de baixa renda inscrita no Cadastro Único do governo federal.

É só após a conclusão bem-sucedida desses três passos que a agência dá o sinal positivo para ativação do 5G.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?