Review: TV Q80T, da Samsung, tem imagem incrível e é ideal para gamers
Modelo conta com uma exclusiva tela sem bordas aparentes e sensor de luminosidade inteligente
atualizado
Compartilhar notícia
Tecnologia Qled, design premium, bordas super pequenas que dão a sensação de tela infinita e funções dedicadas especificas para gamers. O novo televisor Q80T, da Samsung, consegue surpreender positivamente qualquer pessoa que tenha a oportunidade de utiliza-la.
Antes de falar do teste que o Metrópoles realizou com o aparelho para comprovar toda essa expectativa, conversamos com Thais Meglior, gerente de Produtos da Samsung Brasil, sobre o televisor e o mercado do setor durante a pandemia. Confira o vídeo com a entrevista abaixo:
Lançado em fevereiro deste ano, o novo aparelho da Samsung, o Q80T, oferece altas especificações e tem tudo para ser um dos carros-chefe da empresa. Disponíveis em tamanhos de 49 a 85 polegadas, o nosso teste contou com o modelo de 55”.
Imagem e áudio
Apesar de não ser o maior dispositivo da família, o tamanho não deixa a desejar. A surpresa ficou ainda melhor quando a TV foi ligada. Que brilho! Que cores! O moderno processador Quantum 4K conta com inteligência artificial que possibilita textura e nitidez fieis ao real, além de incluir o recurso adaptativo, em que as condições de luz do ambiente são analisadas e a imagem é “calibrada” de acordo com a situação específica. Ele ainda disponibiliza os modos filme, dinâmico, padrão e natural, cada um com configurações pré-definidas. O desempenho do nível de preto é bastante positivo, podendo assistir um filme tranquilamente em um local iluminado.
Porém, uma pequena queixa é a insistência da sul-coreana em não aderir ao Dolby Vision, tecnologia que traz cores, níveis de contraste e áreas de brilho mais intenso, resultando em imagens mais vibrantes. A solução é utilizada em grande escala pela concorrência e serviços de streamings, bem como tem maior qualidade no ajuste de efeitos quadro-a-quadro, possibilitando maior precisão. Não que o formato próprio de HDR da Samsung seja ruim, pelo contrário, mas se existe um melhor, por que não dar o braço a torcer em benefício do usuário?
Já o sistema de som conta com uma inovação, o Object Tracking Sound, que oferece um sistema de canais 2.2.2, ou seja, são dois drivers tradicionais, dois woofers e dois dispositivos na parte superior da TV, com uma potência total de 60 watts. Essa disposição dos alto-falantes permite maior fluência e dinâmica, fazendo com que pareça que estamos participando da situação.
Outros dois pontos interessantes que a sul-coreana implementou são o sistema Adaptive Sound+, onde cada cena é identificada e renderizada automaticamente para fornecer o melhor áudio; e o Active Voice Amplifier, que analisa o ambiente e aumenta o volume para que não percamos nenhuma fala dos atores ou do noticiário. O áudio realista também ajuda na questão dos jogos, além de tornar a experiência mais divertida.
Games
Os fãs de games vão aprovar bastante a Q80T que, não por menos, recebeu o prêmio “Best of Innovation” na categoria de Jogos da CES 2020, maior feira de tecnologia do mundo. Esse reconhecimento muito se deve à função Game Motion Plus, que traz uma maior redução de desfocagem e baixíssimo atraso de resposta na imagem entre controle e tela. Segundo a fabricante, esse delay pode ser de apenas 9,8 milissegundos, o que faz toda a diferença para um jogador.
Em testes com games, o televisor se saiu muito bem, rodando títulos como Call of Duty e Fifa sem apresentar lentidões. A tecnologia FreeSync Premium conseguiu gerenciar os gráficos e, em nenhum momento, deu sinais de travamento na tela. Já no jogo de tiro, o equalizador integrado do Q80T, Dynamic Black Equalizer, também trabalhou bem nas cenas escuras, oferencendo até certa vantagem durante a partida.
Design
É preciso parabenizar a equipe de design da Samsung. A utilização ampla do display, com bordas super finas, dá um maior imersão na imagem, além de reforças o sentimento de que estamos diante de um aparelho premium. Na visão lateral, é possível perceber o quão pequena é a espessura do aparelho, o que é um grande vantagem para quem deseja instalá-la na parede.
No caso, optamos pelo uso da base. Trata-se de um suporte bastante simples, porém, quando instalado faz com que o torne bem estiloso e combine com o televisor. Apesar da primeira impressão, o pedestal é estável e não causa problemas.
Por trás, é possível gerenciar os cabos em direção ao suporte, deixando os cabos praticamente invisíveis. Um ponto curioso é que todas as portas de conectividade estão localizadas no lado esquerdo, justamente para facilitar o agrupamento dos fios.
Sistema operacional e conectividades
O sistema operacional Tizen é, sem dúvidas, um dos melhores do mercado, não somente por ser uma plataforma super intuitiva, mas pela grande diversidade de serviços de streaming que oferece pré-instalado, como Netflix, Prime Video, YouTube, Globo Play. O layout da versão 2020 é basicamente o mesmo em todas as outras, com uma barra iniciadora na parte inferior da tela.
Já em relação à conectividade, o Q80T conta com portas HDMI, USB, uma saída de áudio óptico digital, entrada de conexão com fio para internet, conexão bluetooth e Wi-Fi.
Conclusão
Não há dúvidas: a Samsung sabe como produzir uma televisão! O modelo Q80T é um premium da marca e apresenta quase tudo que existe de moderno na atualidade. O aparelho é super indicado para todos os tipos de público, mas, especificamente, para os gamers, muito pela função inovadora Game Motion, que inclui redução de desfoco e consegue diminuir o atraso da imagem, que durante uma partida faz toda diferença.
O dispositivo ainda oferece bom contraste, cores vibrantes e uma inteligência artificial bastante eficaz devido o moderno processador Quantum 4K. Por fim, o Q80T é um televisor esplendido e, como todo produto top de linha, tem o valor agregado junto ao preço.
Samsung Q80T
- Tela: 55 polegadas
- Resolução: 3840 x 2160
- Frequência: 120 Hz
- Processador: Quantum 4K
- Sistema operacional: Tizen
- Portas: HDMI (4), USB (2), AV (1), LAN (1), saída de áudio digital (1) e RF (1)
- Conexões: Rede, Wi-fi e bluetooth 4.2
- Áudio: 60w (potência RMS)
- Tipo de alto-falante: 2.2.2CH
- Dimensões: 1227,6 x 706,7 x 53,9 mm (tamanho da TV sem base)
- Peso: 21 kg (com base)
- Consumo de energia: 240 kW/h
- Preço: R$ 7.090