Review: Samsung Gear Sport é gadget para quem curte exercícios
Smartchwatch focado em monitorar atividades físicas é resistente à água, conta com GPS e sincroniza com apps de conversas como WhatsApp
atualizado
Compartilhar notícia
O Gear Sport é um dos três modelos de smartwatches oferecidos pela Samsung no mercado nacional. Focado em atividades físicas, o aparelho monitora dados como batimentos cardíacos, gasto calórico, velocidades durante corrida, entre outras informações de quem pratica esporta. O usuário pode checar o desempenho físico em uma tela de 1,2 polegadas com tecnologia Super AMOLED.
Para usar o relógio não é preciso ter um celular Samsung, mas obrigatoriamente tem que ser um aparelho com ao menos o Android 4.4 com memória RAM a partir de 1,5 GB. Apesar de ser possível utilizar o relógio de forma independente, a experiência é desenhada para funcionar em conjunto com o aplicativo instalado no smartphone.
O relógio não é dos mais leves (67 gramas). A caixa encorpada e a pulseira grande podem destoar em braços mais finos, evidenciando o produto para o público masculino. Bem, superado esse pequeno detalhe, é inegável que o acessório é bonito. O dispositivo conta com duas opções de pulseiras: preta, que garante um ar elegante; e azul, mais despojado. Também existe a possibilidade de trocar a pulseira por outras de 20 mm.
Os comandos são bem intuitivos. As poucas instruções ao iniciar o aparelho pela primeira vez sustentam as necessidades de uso. O anel giratório facilita o acesso aos widgets e o touch responde rápido aos comandos. Além disso o relógio dá dicas e oferece metas pré-estabelecidas para o desempenho físico.
Quem optar por usar o relógio no cotidiano pode receber avisos durante o dia para se alongar depois de momentos de repouso e ser atualizado com notificações dos mensageiros instalados no celular. Durante os testes realizados pela reportagem do Metrópoles, a contagem de passos se mostrou instável e, por vezes, contabilizou movimentos aleatórios como caminhada.
O relógio é compatível com o Samsung Pay e tem NFC, ou seja, é muito fácil efetuar pagamentos com o smartwatch. Contudo, muitos estabelecimentos de pequeno porte ainda não estão acostumados a receber dessa forma e pode ocorrer embaraço no momento de finalizar uma conta. O cenário deve estar mais adaptado nos próximos anos, o que certamente dará mais utilidade para a função.
O relógio está cheio de pequenos detalhes que tornam o aparelho uma parte importante do dia a dia do usuário. A começar pelas notificações de mensageiro e leitura de e-mail. As respostas são limitadas, mas é possível usar textos programados como “Não consigo responder agora” ou simplesmente enviar um emoji para assuntos mais simples.
Outro ótimo uso é poder passar as músicas pelo relógio. O alarme, calendário, brilho regulável são outras minúcias que acabam fazendo a diferença. Para os mais cuidadosos, o Gear Sport ainda oferece a opção de senha.
Os aplicativos instalados originalmente devem dar conta do recado para os esportistas. É possível programar o treino, estabelecer metas, monitorar percurso por GPS e até obter ajuda com detalhes específicos, como contabilizar a quantidade de copos de água bebidas por dia. O Gear Sport permite inclusive desativar o touch para melhorar o uso dentro da piscina.
Vale a pena?
Por R$ 1.899 no site da Samsung o relógio é um concorrente de peso ao smartwatch da Apple e compete bem em preço com outros da categoria pela qualidade dos aplicativos e funcionalidades. É uma boa opção para quem quer melhorar a performance nos exercícios e ainda não perder nenhuma atualização de e-mail, ligação ou mensageiros.
Samsung Gear Sport
Display: 1.2” 360×360 Super AMOLED Full color, Gorilla Glass 3
Dimensões: 42.9 x 44.6 x 11.16
Memória RAM: 768 MB
Memória Armazenamento: 4GB
Peso: 67g com a pulseira, 50g sem a pulseira
Preço: R$ 1.899