O homem que acordou vendo o mundo invertido após levar tiro na cabeça
Homem foi atingido por uma bala na cabeça durante a Guerra Civil Espanhola. Quando acordou, o mundo estava virado de cabeça para baixo
atualizado
Compartilhar notícia
Imagine abrir os olhos após um trauma e ser confrontado com uma realidade distorcida, onde tudo parece estar ao contrário, como em um espelho bizarro. Este não é um conto de ficção científica, mas a história verídica do Paciente M, um homem cujo caso de lesão cerebral intrigou cientistas e transformou nossa compreensão do cérebro.
O Paciente M foi atingido por uma bala na cabeça durante a Guerra Civil Espanhola em 1938. Quando despertou, seu mundo havia sido virado de cabeça para baixo, literalmente. Homens trabalhando em andaimes pareciam estar pendurados no ar, enquanto letras e números eram lidos normalmente e ao contrário, sem distinção para seu cérebro confuso.
Mesmo com os sentidos do tato e audição afetados, o Paciente M lidava com essa reviravolta da realidade com uma serenidade notável. Sua experiência, além de surreal, também incluía cores soltas de objetos, visões triplas e daltonismo.
Leia a matéria completa no Só Científica, parceiro do Metrópoles.