metropoles.com

Marcos Pontes usa termo considerado racista em texto: “Lista negra”

Palavra “negra” é usada como algo pejorativo. Termo consta em portaria sobre a criação da Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Ministro Marcos Pontes
1 de 1 Ministro Marcos Pontes - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, tenente-coronel Marcos Pontes, usou termos considerados racistas em portaria publicada nesta segunda-feira (12/4) no Diário Oficial da União (DOU).

O texto institui a Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial, para “nortear as ações do Estado brasileiro em prol do fortalecimento da pesquisa, desenvolvimento e inovações de soluções em Inteligência Artificial, bem como, seu uso consciente, ético para um futuro melhor”.

No anexo da portaria, porém, Pontes fala sobre a criação de “white lists” e “black lists”, que significam, respectivamente, listas brancas e listas negras.

Os termos são considerados racistas uma vez que a palavra “negra” é usada como algo pejorativo ou prejudicial – assim como acontece como “mercado negro”, “magia negra” e “humor negro”, por exemplo.

“[…] Podem, também, ajudar as organizações a incorporarem valores corporativos em seus processos (por exemplo, pela criação de white lists e black lists para certas regras e análises algorítmicas) e, eventualmente, fornecerão uma estrutura de casos pré-aprovados para definir guias para avaliar inovações futuras”, assinala o ministro.

Em julho de 2020, em meio aos protestos contra a morte de George Floyd, em Mineápolis, nos Estados Unidos, Linus Torvalds, criador do sistema operacional Linux, aprovou o uso de uma nova terminologia para códigos de programação que substituam termos como “black lists”.

As alternativas para black list e white list propostas foram block list (lista de bloqueio) e pass list (lista de passagem).

Em nota, a assessoria do ministro respondeu:

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) esclarece que os termos técnicos publicados na Portaria MCTI nº 4.617, de 6 de abril de 2021 são comumente usados em terminologia de computação, em Tecnologia da Informação, bem como nas tecnologias digitais no Brasil e no mundo. Na utilização dos termos na Estratégia de Inteligência Artificial não houve intenção de inferir conotação racial ou pejorativa, mas apenas seguir a literatura técnica nacional e internacional da área de Tecnologia da Informação.

Contudo, em resposta às sugestões da sociedade civil, o MCTI informa que será publicada uma retificação com o objetivo de atualizar os termos técnicos relativos a listas de controle de acesso, modificando-os de “black list” para “block list” e de “white list” para “pass list”.

3 imagens
Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, tenente-coronel Marcos Pontes
Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, tenente-coronel Marcos Pontes
1 de 3

O tenente-coronel Marcos Pontes, conhecido por ser o primeiro astronauta brasileiro, foi ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 3

Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, tenente-coronel Marcos Pontes

Jp Rodrigues/Especial Metrópoles
3 de 3

Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, tenente-coronel Marcos Pontes

Jp Rodrigues/Especial Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?