metropoles.com

James Webb: Nasa divulga sons das observações feitas pelo telescópio

De acordo com a agência, a técnica possibilita os ouvintes a explorarem de uma nova forma as imagens do universo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
nebulsa carina james webb
1 de 1 nebulsa carina james webb - Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (31/8), a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) divulgou a sonificação, ou seja, os sons inéditos produzidos a partir de algumas observações feitas pelo telescópio espacial James Webb. De acordo com a agência, a técnica possibilita os ouvintes a explorarem de uma nova forma as imagens do universo.

O processo de sonificação ocorre quando programas de computador e linguagem de programação são utilizados para traduzir em ondas sonoras informações não audíveis pelo ser humano. Uma equipe de cientistas, músicos e um membro da comunidade de deficientes visuais trabalhou, com apoio da Nasa, para que a adaptação dos dados do telescópio em som fosse possível.

“A música toca nossos centros emocionais. Nosso objetivo é tornar as imagens e os dados do Webb compreensíveis por meio do som, ajudando os ouvintes a criar suas próprias imagens mentais”, afirma Matt Russo, músico e professor de física da Universidade de Toronto em comunicado da Nasa

Durante o processo, as cores das imagens foram mapeadas para tons de sons e frequências de luz convertidas diretamente em frequências sonoras. No caminho das imagens, as notas mudam, tornando-se cada vez mais baixas quando não há uma presença tão intensa de luz.

Confira no vídeo abaixo:

As faixas não são sons reais gravados no espaço. Os músicos mapearam os dados de Webb para escrever cuidadosamente a composição que representa com precisão os detalhes das imagens. A sonificação também é importante para permitir que as descobertas astronômicas sejam acessíveis a todos, inclusive para deficientes visuais.

Estreia em grande estilo

Em 12 de julho deste ano, a Nasa revelou as primeiras imagens do universo feitas por Webb. Os registros exibem diferentes partes do cosmos através das potentes lentes do objeto.

O telescópio espacial, que deverá complementar os registros do Hubble, custou US$ 10 bilhões E foi lançado ao espaço no ano passado. Cientistas de todo o mundo estão empolgados com as futuras descobertas do objeto.

4 imagens
Quinteto de Stephan
A Nebulosa Carina
O telescópio espacial James Webb
1 de 4

Nebulosa planetária do Anel Sul

Divulgação
2 de 4

Quinteto de Stephan

Divulgação
3 de 4

A Nebulosa Carina

Divulgação
4 de 4

O telescópio espacial James Webb

Divulgação

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?