metropoles.com

Implementação da rede 5G poderá ter atraso de dois meses, diz Anatel

Inicialmente, o edital previa a disponibilização da rede 5G até 31 de julho. Contudo, a falta de semicondutores poderá adiar o processo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Sinclair Maia/Anatel
Sede da ANATEL – BrasiliaSinclair Maia / Anatel
1 de 1 Sede da ANATEL – BrasiliaSinclair Maia / Anatel - Foto: Sinclair Maia/Anatel

O Grupo de Acompanhamento das Obrigações da Faixa de 3,5 GHz (Gaispi), que coordena a implantação da internet 5G no país, aprovou, nesta quarta-feira (11/5), a proposta de prazo adicional de 60 dias para a disponibilização da tecnologia em todas as capitais brasileiras. O pedido ainda será avaliado pelo conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). As informações são do G1.

Segundo nota divulgada pela Anatel, o Gaispi solicitou o adiamento diante da falta de equipamentos para fazer a “limpeza da faixa” de 3,5GHz, que será usada pelo 5G.

“A motivação técnica para adoção de prazo adicional foi a impossibilidade de entrega de equipamentos pela indústria, para a realização da mitigação de interferências nas estações satelitais, no prazo original. A Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) explicou que o lockdown na China, a escassez de semicondutores, as limitações do transporte aéreo e a demora no desembaraço aduaneiro trouxeram impactos ao projeto”, relatou a Anatel, em nota.

O Gaispi afirma que a proposta não representa, necessariamente, o adiamento do 5G, mas, sim, a concessão de prazo adicional para cumprimento das obrigações necessárias à ativação da tecnologia.

Isso porque, nas capitais onde já houver condições técnicas, o sinal poderá ser disponibilizado antes. O edital já previa a possibilidade de adiamento em 60 dias do prazo máximo de início da tecnologia.

O edital do leilão do 5G previa a disponibilização do sistema em todas as capitais brasileiras até 31 de julho. Caso a proposta do Gaispi seja aprovada pela Anatel, o prazo passará para 29 de setembro deste ano. A implementação nas demais cidades irá ocorrer de forma gradual até 2029.

Antecipação

“O grupo aprovou, ainda, que a proposta deverá prever a possibilidade de antecipação da liberação do uso de faixa em determinadas áreas de prestação, conforme avaliação a ser realizada pela EAF e aprovada pelo Gaispi, mediante comunicação ao conselho diretor”, ressalta a Anatel.

O Gaispi foi criado pela própria Anatel e conta com a participação de representantes do Ministério das Comunicações e das empresas vencedoras do leilão.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?