metropoles.com

Festival de tecnologia SxSW tem início nos EUA; Brasil é destaque

Com cerca de 2 mil inscritos, o Brasil é um dos destaques do SxSW. Além da presença expressiva de público, o país terá dezenas de palestras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fabrício Vitorino/Metrópoles
South by Southwest - conhecido como SxSW -, um dos maiores festivais de tecnologia, empreendedorismo e cultura
1 de 1 South by Southwest - conhecido como SxSW -, um dos maiores festivais de tecnologia, empreendedorismo e cultura - Foto: Fabrício Vitorino/Metrópoles

Austin (EUA) – O South by Southwest – conhecido como SxSW -, um dos maiores festivais de tecnologia, empreendedorismo e cultura (leia-se música e cinema) do mundo, começa oficialmente nesta sexta-feira (10/3), em Austin, a capital do Texas, nos Estados Unidos. Em 2023, o festival já está preparado para bater recordes: são esperadas mais de 300 mil pessoas nos 10 dias de evento.

Com cerca de 2 mil inscritos, o Brasil se tornou um dos destaques do SxSW. Neste ano, além da presença expressiva de público, o país terá dezenas de palestras e um patrocinador brasileiro dentre os principais, o banco Itaú.

E uma das responsáveis pelo festival “colar” no Brasil é a nova-iorquina Tracy Mann. Com português fluente e um conhecimento encantador de tudo que é brasileiro, Mann se dedica há anos para que o Souty by Southwest fique cada vez mais com a cara do Brasil.

“Essa forte presença brasileira foi construída por muitos anos e por muitas pessoas. Gostaria de te dizer que foi uma grande estratégia de negócios nossa, mas, de fato, foi muito pelos relacionamentos, construídos pouco ao pouco até chegar aqui”, explica a americana. “Mas a maior força por trás desse crescimento foi a Apex, que liderou várias missões e apoiou a jornada de muita gente e muitas empresas ao SxSW. Criou uma onda que depois ganhou a sua própria força”, diz Mann.

Tracy Mann, da SxSW
Tracy Mann, responsável pelas parcerias do SxSW com o Brasil

O que ver e acompanhar no SxSW 2023

Presentes desde a edição 2017, os carros voadores – também conhecidos como eVOTLs (veículo elétrico de pouso e decolagem vertical) – entram no SxSW na trilha “transporte do futuro”. E neste ano, o Brasil também terá um forte representante: André Stein, CEO da Eve Air Mobility, startup criada pela EmbraerX. Durante o evento, além de uma palestra, a Eve terá uma cabine onde o público poderá viver a experiência (simulada) de pousar e decolar num dos desejados veículos aéreos.

A edição de 2023, claro, tem um enorme foco na tecnologia. Afinal, não faz seis meses o mundo foi assombrado pela sigla “IA” (inteligência artificial), demonstrada pela habilidade do ChatGPT. No Centro de Convenções de Austin, um dos eventos mais esperados é a conversa de Gregg Brockmann, presidente e CEO da OpenAI, criadora do “robozinho”, com Laurie Segall, jornalista e uma das maiores especialistas no tema.

Outro dos principais temas do festival é o futurismo e cabe a uma das maiores especialistas mundiais no tema, Amy Webb, fazer a apresentação que vai ditar as tendências no ano. Na pauta do SxSW também estão games, XR, transporte e cidades, cannabis (e o cannabusiness), jornalismo e metaverso (sim, ele ainda existe, mas já não é tão futuro assim).

Ucrania presente no SxSW

Apesar de tentar manter-se como um evento “apolítico”, é claro que os principais temas da atualidade não ficam de fora do evento. Foi lá, entre 2015 e 2016, que surgiram as primeiras reflexões sobre o movimento “alt+right” (a verdade alternativa) e as fake news em larga escala. Em 2016 e 2017, o público acompanhou, em choque, a ascensão do então pré-candidato Donald Trump. Neste ano, o assunto da vez é a invasão da Ucrânia pela Rússia de Vladimir Putin. Por isso, o festival criou uma trilha de eventos chamada “SxSW apoia a Ucrânia”, com nomes da cultura, da economia e da cena influenciadora ucraniana.

Estarão ainda no evento nomes como Bill Gurley – conhecido por ser o investidor que “acelerou” o Uber -, Jen Psaki, ex-assessora de imprensa da Casa Branca, Gary Kasparov, lenda viva do xadrez e especialista em segurança digital, Michal Pechoucek, um dos maiores nomes em privacidade on-line do mundo, Chelsea Manning, ativista trans e ex-analista da inteligência americana, famosa por vazar segredos do exército para a WikiLeaks.

O South by Southwest ainda é um dos maiores polos de música e cinema do planeta. Serão mais de 1.400 músicos, se apresentando em 77 palcos ao longo do festival, que terá de Mutantes a New Order.

E quase 300 projetos de audiovisual (séries de TV, filmes de curta, média ou longa metragem), com muitos lançamentos dos principais estúdios e empresas de streaming. Foi dada a largada para a maratona anual. Agora é acompanhar qual tendência veio para ficar – e quais são aquelas que vão “flopar”, ou seja, morrer às margens do Rio Colorado, que corta Austin.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?