Estudantes brasileiros conseguem vaga em torneio de robótica nos EUA
Unindo novatos e veteranos, quatro equipes de alunos do ensino fundamental e médio participam de uma das maiores competições do tipo
atualizado
Compartilhar notícia
Estudantes do ensino fundamental e médio de Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul desembarcam, na próxima segunda-feira (18/4), em Houston, nos Estados Unidos, para competir em um dos maiores torneios juvenis de tecnologia e inovação do mundo.
O Brasil participará de três modalidades do evento, o FIRST Championship, que ocorre entre os dias 20 e 23 de abril.
Das quatro vagas do país, duas são para a competição FIRST LEGO League Challenge (FLL). Nela, 108 equipes de alunos de 9 a 16 anos, com dois a 10 integrantes, constroem e programam robôs de LEGO para cumprir uma série de missões em um tapete.
Eles também desenvolvem um projeto de inovação, que é uma solução para um problema real dentro da temática da temporada, que, neste ano, é Cargo Connect – relacionada com transporte e logística.
A segunda modalidade em que o Brasil garantiu uma vaga é a FIRST Tech Challenge (FTC). Nessa competição, 160 times com até 15 alunos de 14 a 18 anos devem projetar, programar e construir robôs com diferentes materiais para que eles cumpram tarefas em uma arena de maneira teleoperada e autônoma, por meio de programação.
Os robôs, que são maiores que os da FLL e chegam a pesar 19 kg, realizam as disputas na arena em aliança – duas equipes contra duas equipes.
Por fim, o país compete na modalidade FIRST Robotics Competition (FRC), a mais avançada das competições de robótica da FIRST, com 450 equipes. Nela, os robôs são de porte industrial, pesam até 55 kg e chegam a 1,5 metro de altura.
As equipes, formadas por mais de 10 alunos, têm seis semanas para construir o robô para que ele cumpra as atividades na arena, como arremessar discos, pegar bolas e mover caixas. As partidas também ocorrem no formato de aliança, mas envolvendo três times.
Entre novatos e veteranos
Entre os brasileiros que vão para Houston, há estreantes e veteranos em disputas internacionais. A Geartech Canaã, equipe de Goiânia (GO) que compete pelo FTC, representa o país no mundial de Houston pela segunda vez, sendo que agora os integrantes carregam o tricampeonato brasileiro e uma série de prêmios.
“Nos preparamos bastante para o torneio do ano passado. Foram seis meses de dedicação, parando um dia antes do Natal e voltando logo depois do ano novo. Conquistamos o nacional e o mundial off season. Foi um ano de ouro para a gente e esperamos repetir”, adianta um dos participantes, Gabriel Craveiro.
Também experiente no mundial, a Under Control, de Novo Hamburgo (RS), vai com grande expectativa depois que levou o prêmio principal na competição mais recente que participou, o regional da América do Sul e do Caribe.
Pela FLL, competem as estreantes Atombot, de São João Del Rei (MG), e a Sesi CLP, Campo Limpo Paulista (SP).