metropoles.com

Pesquisadores dizem que lixo espacial achado no PR pode ser da SpaceX

A Agência Espacial Brasileira atestou que o objeto encontrado na cidade de São Mateus do Sul já esteve em órbita

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
lixo-espacial-parana-2 (1)-min
1 de 1 lixo-espacial-parana-2 (1)-min - Foto: null

Há “enorme possibilidade” de o lixo espacial que caiu no interior do Paraná ser parte do foguete Falcon 9, da empresa SpaceX, do bilionário Elon Musk. É o que dizem pesquisadores da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon).

A peça encontrada no Paraná foi verificada pela Agência Espacial Brasileira (AEB), que atestou que o fragmento já esteve em órbita.

Os especialistas da Bramon afirmam que o objeto metálico deve ser parte de um dos motores da segunda etapa do foguete da SpaceX. Em análise do objeto de 4 metros de comprimento, viram semelhanças entre a peça achada e a tubeira do motor Merlin 1D do foguete Falcon 9.

A solda e os buracos dos rebites do fragmento caído são semelhantes aos mostrados nas imagens da nave oficial. O tamanho das partes também parece compatível. A nave foi lançada em 2015, mas não conseguiu retornar à Terra, por falta de combustível, e ficou no espaço.

Ocorre que a cidade de São Mateus do Sul (PR), onde o lixo espacial caiu, está “praticamente abaixo da trajetória da reentrada” do foguete que foi visto uma semana antes do mecânico João Ricardo Pacheco Portes achar o objeto. Ele o encontrou no dia 16 de março.

Segundo os pesquisadores, o fragmento do foguete só resistiu à reentrada na atmosfera por causa do material que é feito. Trata-se de uma liga de nióbio e titânio, que dá resistência às temperaturas altas do trajeto.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?