metropoles.com

Cientistas quebram paradigma e descobrem “sistema estelar de vampiros”

Estudo publicado nessa quarta-feira (2/2) contraria pesquisas realizadas por astrônomos sobre um sistema denominado HR 6819

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Sistema estelar de vampiros
1 de 1 Sistema estelar de vampiros - Foto: Reprodução

Uma descoberta revelada por astrônomos nesta semana deixou cientistas do ramo cósmico fascinados. De acordo com o site Space, um sistema estelar inusitado, localizado a 1 mil anos-luz da Terra, foi decifrado após décadas de pesquisa.

Acreditava-se, até então, que a formação estelar tratava-se de um buraco negro — o mais próximo do nosso planeta. A estimativa anterior era de que ele estava a 1.120 anos-luz de nós.

Apelidado de “quebra-cabeça cósmico”, o HR 6819 foi rebatizado para “sistema estelar de vampiros”. Isto porque, diferentemente de um buraco negro, a formação é, na verdade, um sistema de duas estrelas, sendo que uma delas é sugada pela energia da outra.

Na década de 1980, conforme o site Space, astrônomos acreditavam que o HR 6819 era apenas uma estrela brilhante e visível a olho nu em nosso céu noturno. Foi só recentemente que, com o auxílio de um telescópio potente, concluiu-se que a formação é um pouco mais complexa.

Até então, os cientistas classificavam o sistema como sendo triplo, contendo duas estrelas e um buraco negro. Isso porque um dos sóis na HR 6819 parecia orbitar uma massa invisível quatro vezes maior que o sol.

Porém, em novos dados apresentados pelo astrônomo Thomas Rivinius, do Observatório Europeu do Sul, mostram que o sistema é apenas duplo, com duas estrelas “vampiro”. O estudo foi publicado na revista Astronomy & Astrophysics nessa quarta-feira (2/3).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?