Cientistas descobrem planeta igual à Terra orbitando uma estrela morta
O objeto está próximo a uma anã branca e se localiza a apenas 177 anos-luz do nosso planeta
atualizado
Compartilhar notícia
Um possível planeta localizado a apenas 117 anos-luz da Terra foi descoberto por cientistas e aparenta ser muito semelhante ao nosso lar. De acordo com o site Space, o objeto orbita uma estrela morta, conhecida como “zumbi estelar”.
Conforme a publicação, astrônomos observaram detritos planetários e objetos do tamanho de luas orbitando a anã branca batizada de WD1054-226. As anãs brancas são remanescentes de resfriamento de uma estrela que esgotou todo o seu combustível em seu núcleo.
Até então, apenas um único exoplaneta — planetas fora do Sistema Solar — orbitando uma estrela assim foi descoberto pelos cientistas. Se a ideia for confirmada pelos pesquisadores, este será mais um avanço no estudo de “zumbis estelares”.
Além do mais, o possível planeta está localizado em uma zona habitável, ou seja, poderia abrigar vida.
“A possibilidade de um grande planeta na zona habitável é emocionante e também inesperada; não estávamos procurando por isso”, celebrou o astrofísico Jay Farihi, da University College London.
O futuro do Sol
A anã branca se forma após a estrela consumir toda sua energia e passar por uma fase chamada de gigante vermelha. Nesta ocasião, a estrela se expande de 100 a mil vezes e queima tudo em sua volta.
Daqui a cerca de 5 bilhões de anos o nosso próprio Sol deverá entrar nesta fase e acabar com o nosso Sistema Solar. Depois de crescer, ele esfriará e se tornará uma anã branca. Na sequência, a estrela irá convergir para o núcleo e poderá se transformar em um buraco negro.