Chuva de meteoros poderá ser vista em todo o país: saiba como observar
Segundo o Observatório Nacional, a melhor hora para ver o fenômeno será a partir da 1h da madrugada deste sábado (23/4)
atualizado
Compartilhar notícia
A chuva de meteoros Lyrids ou Líridas poderá ser acompanhada em todo o país entre a noite desta sexta-feira (22/4) e o início da madrugada deste sábado (23/4).
Segundo o Observatório Nacional, a melhor hora para observar o fenômeno será a partir da 1h da madrugada deste sábado.
Para facilitar essa orientação, o indicado é que o observador direcione o braço direito para o local onde o sol nasce (o leste) e o braço esquerdo para o local onde o sol se põe (o oeste). “Assim, ele estará de frente para o norte”, orienta texto do Observatório.
A indicação para assistir melhor às Líridas é ficar em um lugar escuro e com uma boa visão do céu noturno aberto. Será possível observar até 18 meteoros por hora.
Na madrugada do dia 22 para o dia 23 de abril, teremos o pico de chuva de meteoros Líridas! Vem saber mais detalhes em: https://t.co/ZaZFz1iOYy pic.twitter.com/SlP6lqMs2V
— Observatório Nacional (@Obs_Nacional) April 19, 2022
O que são meteoros?
Meteoritos são fragmentos de matéria sólida do espaço, que chegam na superfície da Terra. Os fragmentos que entram na atmosfera terrestre, mas não chegam à superfície são chamados de meteoros. O fenômeno deixa um “risco brilhoso” no céu, que é popularmente chamado de “estrela candente”.
O planeta Terra passa pelo rastro empoeirado do Cometa Tatcher todos os anos, no final do mês de abril. Esse trajeto resulta na chuva de meteoros chamada Lyrids ou Líridas, por estar localizada na direção da constelação de Lyra.
A Terra está passando pela região deste o dia 15 de abril e terminará o percurso no dia 29 do mesmo mês.