metropoles.com

ChatGPT ganha concorrência do Google, que anuncia o seu chatbot: Bard

Big tech anuncia o lançamento de seu próprio chatbot inteligente após ChatGPT conquistar mais de 100 milhões de usuários em menos de 2 meses

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mateusz Slodkowski/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Foto colorida de tela de celular com a palavra Google ao fundo -- Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de tela de celular com a palavra Google ao fundo -- Metrópoles - Foto: Mateusz Slodkowski/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

O Google anunciou nesta segunda-feira (6/2) o lançamento de seu próprio chatbot inteligente, o Bard, que chega para fazer concorrência ao ChatGPT, desenvolvido pela empresa OpenAI. A plataforma é um gerador de texto, que responde a perguntas dos mais variados assuntos em diversas línguas.

“Bard busca combinar a amplitude do conhecimento mundial com o poder, a inteligência e a criatividade de nossos grandes modelos de linguagem. É baseado em informações da web para fornecer respostas novas e de alta qualidade”, afirmou o CEO do Google, Sundar Pichai, no blog da empresa.

O nome, Bard, faz referência aos bardos, artistas pessoas que transmitiam histórias de forma oral na Europa. Como o ChatGPT, o Bard usa informações da internet para fornecer respostas.

O anúncio veio depois do sucesso gigante do ChatGPT, que conquistou mais de 100 milhões de usuários em menos de dois meses. O concorrente elaborado do Google ainda está em fase de testes e deve ser aberto ao públic0 nas próximas semanas, segundo a big tech.

“Há dois anos nós mostramos os recursos de linguagem e conversação de última geração desenvolvidos pelo LaMDA. Agora estamos chamando-o de Bard”, escreveu Sundar Pichai, diretor-executivo do Google, em anúncio no blog da empresa.

O LaMDA é um modelo de linguagem usado em aplicativos de diálogo. No ano passado, o modelo foi centro de uma polêmica, quando o então engenheiro de software sênior de IA do Google, Blake Lemoine, alegou que o chatbot do grupo seria um “ser vivo” e “autoconsciente”. Lemoine foi demitido da big tech em julho de 2022.

No próximo dia 15, o Google fará um evento em Paris para detalhar os funcionamentos do Bard, com,o por exemplo, onde o chatbot poderá ser acessado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?