ChatGPT ganha concorrência do Google, que anuncia o seu chatbot: Bard
Big tech anuncia o lançamento de seu próprio chatbot inteligente após ChatGPT conquistar mais de 100 milhões de usuários em menos de 2 meses
atualizado
Compartilhar notícia
O Google anunciou nesta segunda-feira (6/2) o lançamento de seu próprio chatbot inteligente, o Bard, que chega para fazer concorrência ao ChatGPT, desenvolvido pela empresa OpenAI. A plataforma é um gerador de texto, que responde a perguntas dos mais variados assuntos em diversas línguas.
“Bard busca combinar a amplitude do conhecimento mundial com o poder, a inteligência e a criatividade de nossos grandes modelos de linguagem. É baseado em informações da web para fornecer respostas novas e de alta qualidade”, afirmou o CEO do Google, Sundar Pichai, no blog da empresa.
O nome, Bard, faz referência aos bardos, artistas pessoas que transmitiam histórias de forma oral na Europa. Como o ChatGPT, o Bard usa informações da internet para fornecer respostas.
O anúncio veio depois do sucesso gigante do ChatGPT, que conquistou mais de 100 milhões de usuários em menos de dois meses. O concorrente elaborado do Google ainda está em fase de testes e deve ser aberto ao públic0 nas próximas semanas, segundo a big tech.
“Há dois anos nós mostramos os recursos de linguagem e conversação de última geração desenvolvidos pelo LaMDA. Agora estamos chamando-o de Bard”, escreveu Sundar Pichai, diretor-executivo do Google, em anúncio no blog da empresa.
O LaMDA é um modelo de linguagem usado em aplicativos de diálogo. No ano passado, o modelo foi centro de uma polêmica, quando o então engenheiro de software sênior de IA do Google, Blake Lemoine, alegou que o chatbot do grupo seria um “ser vivo” e “autoconsciente”. Lemoine foi demitido da big tech em julho de 2022.
No próximo dia 15, o Google fará um evento em Paris para detalhar os funcionamentos do Bard, com,o por exemplo, onde o chatbot poderá ser acessado.