Berthasaura leopoldinae: conheça nova espécie de dinossauro brasileiro
Nome é homenagem à bióloga Bertha Lutz e à imperatriz Maria Leopoldina. Descoberta, em cidade paranaense, foi anunciada nesta quinta (18/11)
atualizado
Compartilhar notícia
Fósseis de uma espécie rara de dinossauro na América Latina, denominado pelos estudiosos como “novo dinossauro brasileiro”, foram encontrados na pequena cidade de Cruzeiro do Oeste, no Paraná (PR). A descoberta foi anunciada nesta quinta-feira (18/11) por pesquisadores do Museu Nacional do Rio de Janeiro e do Centro Paleontológico da Universidade do Contestado de Mafra, que auxiliaram no estudo.
Luiz Weinschütz, geólogo de Mafra, explica que as escavações foram realizadas de 2011 a 2014 e, conforme os estudos realizados até o momento, a nova espécie, batizada como Berthasaura leopoldinae, viveu no período cretáceo da era Mesozóica, ou seja, há 70 a 80 milhões de anos.
Berthasaura é o primeiro terópode a receber um nome genérico feminino na paleontologia e a equipe decidiu homenagear a bióloga Bertha Lutz. Leopoldinae faz referência à Imperatriz Maria Leopoldina, grande incentivadora das ciências naturais no Brasil.
Leia mais sobre o assunto no NSC Total, parceiro do Metrópoles.