Ataques em Paris foram duas vezes mais citados que a tragédia de Mariana (MG) no Twitter brasileiro
Segundo levantamento feito pelo serviço de monitoramento Scup, obtido pelo Metrópoles, mais de 12 mil tweets vieram do DF
atualizado
Compartilhar notícia
A tragédia ambiental de Mariana (MG), a maior da história do Brasil, e os ataques terroristas em Paris – o mais impactante desde o fim da Segunda Guerra Mundial – disputaram, acredite se quiser, uma guerra na internet. O resultado é: os eventos franceses foram mais citados no Twitter brasileiro, em comparação com o rompimento da barragem da Samarco.
No front de batalha, estavam os internautas brasileiros que defendiam que os ataques franceses tinham mais destaque do que o desastre ambiental mineiro. Eles estavam certos. Segundo levantamento da Scup, obtido pelo Metrópoles, Paris liderou os debates, com 67% das menções, de 5 a 24 de novembro.Em números absolutos, Paris foi citada 345 mil vezes, enquanto Mariana teve 167 menções. Nas redes sociais brasilienses, o tema foi mencionado 12,8 mil vezes.
“Criança saiu engatinhando do Bataclan, a avó e mãe morreram” meu senhor ?????? to na bad ainda. #ParisAttacks #Prayers4Paris
— DiarioDULE (@aguidaroleal) November 16, 2015
Crime ambiental em #Mariana revela a lama de irresponsáveis: mineradora Samarco, Prefeitura, Câmara, Min. Público, Gov. de Minas Gerais… — samanthaeandre (@samanthaeandre) November 10, 2015
Uma análise das hashtags mostra que Paris realmente dominou as preocupações brasileiras nas redes sociais. De acordo com o monitoramento, dos 10 agregadores de conteúdos mais utilizados, 8 faziam referência à tragédia parisiense. Entre elas, estavam #PrayforParis, #Paris e #ParisAttacks.
O dia com o maior número de menções foi no dia seguinte aos atentados em Paris. No sábado (14/11), a ferramenta detectou 144 mil citações das duas tragédias no Twitter.
Do total de 512 mil tweets sobre as tragédias (que, estima o levantamento, atingiram mais de 5,4 milhões de pessoas), 62,1 mil traziam falavam das duas tragédias.