Apple anuncia recurso de eletrocardiograma para Watch no Brasil
App ECG, que estará disponível na próxima atualização do watchOS, também envia notificações de ritmo cardíaco irregular ao usuário
atualizado
Compartilhar notícia
A Apple anunciou nesta quinta-feira (9/7) que o app ECG, que permite fazer eletrocardiograma com o relógio inteligente direto no pulso e enviar notificações sobre ritmo cardíaco irregular, estará disponível no Brasil. A novidade está prevista para a próxima atualização de software watchOS 6.2.8. A fabricante ainda não informou a data da chegada do novo sistema.
O recurso era muito aguardado pelos usuários brasileiros de Apple Watch, já que traz uma série de possibilidades para a saúde e o bem-estar e, em última análise, é capaz de salvar vidas.
Porém, a novidade só rodará a partir das geração 4 do smartwatch da Maçã. O app ECG e o recurso de notificação de ritmo cardíaco irregular foram aprovados pela Anvisa como produtos de software para dispositivos médicos Classe II no Brasil.
A capacidade do app ECG de classificar com precisão os registros de um eletrocardiograma como fibrilação atrial e ritmo sinusal foi validada em um ensaio clínico com aproximadamente 600 participantes. Segundo o estudo, o aplicativo demonstrou 98,3% de sensibilidade na classificação de AFib e 99,6% de especificidade na classificação do ritmo sinusal, conseguindo classificar 87,8% dos registros.
“Temos convicção de que esses recursos podem ajudar os usuários a ter mais informações na hora de conversar com seus médicos”, afirmou o Dr. Sumbul Desai, vice presidente de Health da Apple. “Com o app ECG e o recurso de notificação de ritmo cardíaco irregular, os consumidores poderão ter um entendimento mais significativo sobre os aspectos de sua saúde cardíaca.”