Agricultura vertical pode ser chave para plantações em Marte
Agricultura vertical envolve plantações sem utilização do solo, com aplicação de água rica em nutrientes direto nas raízes, ideal para Marte
atualizado
Compartilhar notícia
A melhor forma de se manter uma colônia fixa em Marte é criar meios de agricultura no planeta. Levar alimentos para lá não é algo tão prático, e cultivá-los in loco é algo que faz mais sentido no longo prazo. Isso é, inclusive, bastante explicado na ficção científica, como a plantação de batatas de Matt Damon no filme Perdido em Marte.
Pensando nisso, diversas empresas, institutos de pesquisas e universidades se debruçam na tentativa de desenvolver tecnologias que permitam o extenso cultivo de vegetais no planeta vermelho.
O cultivo vertical é o cultivo de plantas sem solo, em um ambiente controlado, com o fornecimento de água rica em nutrientes que vão diretamente para as raízes das plantas, onde há também um rigoroso controle de temperatura, umidade e emissão de luz. O sistema visa a produtividade e uma utilização mais econômica e mais eficiente de água e fertilizantes.
Leia a matéria completa no portal SóCientífica, parceiro do Metrópoles.