Cidades registram umidade pior que o deserto do Saara. Saiba quais
Umidade mínima no Brasil chegou a 7%, com temperaturas de até 38°C. Situação foi alertada pelo Instituto Nacional de Meteorologia
atualizado
Compartilhar notícia
Ao menos seis cidades brasileiras registraram condições climáticas piores que as do deserto do Saara nesta terça-feira (13/8), com índices de umidade abaixo dos 10% e temperaturas de até 38°C. Os registros acontecem em um momento no qual há uma massa de ar seca no Centro-Sul do país que tem derrubado a umidade e elevado as temperaturas.
Os municípios de Bom Jardim Da Serra (SC), Cotriguaçú (MT) e Itiquira (MT) registraram o índice de umidade mais baixo do País, com 7%. Em todos os casos, a medição ocorreu às 15h, o horário mais crítico.
No estado de Goiás, dois municípios registraram umidades abaixo de 10%: Goiás (9%) e Caiapônia (9%). A cidade de São Romão (MG) completa a lista das seis cidades com 9% de umidade. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
No deserto do Saara, a umidade no horário mais crítico do dia, 15h (hora local), estava em 66%, com temperatura de 35ºC. Os dados são do Met Office, serviço nacional de meteorologia do Reino Unido. A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza índices de umidade iguais ou superiores a 60% como adequados para a saúde humana.
Temperaturas
A temperatura mínima em Bom Jardim da Serra foi de -3°C e a máxima de 10°C. Já nos dois municípios de Mato Grosso, Cotriguaçu e Itiquira, as mínimas foram de 18°C e 11°C, respectivamente, e máximas de 38°C e 33°C.
No Estado de Goiás, a situação é semelhante. Cidade de Goiás e Caiapônia tiveram mínimas de 12°C e 10°C, respectivamente. Já as máximas foram de 35°C e 32°C. São Romão começou o dia com mínima de 13°C e máxima de 32°C.
Nas últimas horas, o Inmet emitiu três alertas de baixa umidade nas cores amarela, laranja e vermelha. Para os próximos dias, as condições de baixa umidade para a região central do Brasil devem permanecer.