metropoles.com

As cidades paulistas que devem ter geada a partir desta quarta (17/5)

Fenômeno pode chegar junto com frente fria e atingir a capital paulista e cidades do interior do estado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
SéRGIO MARANHãO/AGÊNCIA PIXEL PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Baixas temperaturas, geada e neve são registradas na cidade de Urupema, SC, nesta sexta feira, 21.
1 de 1 Baixas temperaturas, geada e neve são registradas na cidade de Urupema, SC, nesta sexta feira, 21. - Foto: SéRGIO MARANHãO/AGÊNCIA PIXEL PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

São Paulo — O estado de São Paulo pode enfrentar geadas a partir desta quarta-feira (17/5). O fenômeno, que envolve a formação de camadas finas de gelo sobre plantas e outras superfícies lisas, está previsto como resultado de uma frente fria que passará pela região.

“As geadas ocorrem com céu claro, vento calmo e temperatura abaixo de 4 graus. Isso porque a medição de temperatura geralmente se dá a 1,5 metro do solo. Quando os termômetros marcam 4 graus nessa altura, é provável que tenha 0 grau em superfícies onde o fenômeno natural se forma”, explica Estael Sias, meteorologista da MetSul.

Um ciclone próximo ao litoral da região sul do Brasil elevará os efeitos da frente fria que chegará a São Paulo. Cidades como Bauru, Barretos, Campinas, Franca, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto podem ter mínima de 4ºC. As geadas devem aparecer até sábado (21/5).

Elas afetam plantações de culturas mais adaptadas ao clima tropical. Frutas como a laranja e grãos a exemplo do café e do milho têm baixa resistência à baixa temperatura e podem ver suas produções prejudicadas.

As geadas danificam ainda a saúde das pessoas, principalmente das que não têm casa. “Ações junto aos moradores de rua serão necessárias com essas marcas atípicas tão cedo”, diz a meteorologista.

Para o inverno, até o momento, é provável que haja um frio mais intenso e duradouro. Isso pode acontecer como consequência do fenômeno La Niña, que diminui as temperaturas na superfície das águas do oceano e gera mudanças climáticas.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?