As cidades paulistas que devem ter geada a partir desta quarta (17/5)
Fenômeno pode chegar junto com frente fria e atingir a capital paulista e cidades do interior do estado
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O estado de São Paulo pode enfrentar geadas a partir desta quarta-feira (17/5). O fenômeno, que envolve a formação de camadas finas de gelo sobre plantas e outras superfícies lisas, está previsto como resultado de uma frente fria que passará pela região.
“As geadas ocorrem com céu claro, vento calmo e temperatura abaixo de 4 graus. Isso porque a medição de temperatura geralmente se dá a 1,5 metro do solo. Quando os termômetros marcam 4 graus nessa altura, é provável que tenha 0 grau em superfícies onde o fenômeno natural se forma”, explica Estael Sias, meteorologista da MetSul.
Um ciclone próximo ao litoral da região sul do Brasil elevará os efeitos da frente fria que chegará a São Paulo. Cidades como Bauru, Barretos, Campinas, Franca, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto podem ter mínima de 4ºC. As geadas devem aparecer até sábado (21/5).
Elas afetam plantações de culturas mais adaptadas ao clima tropical. Frutas como a laranja e grãos a exemplo do café e do milho têm baixa resistência à baixa temperatura e podem ver suas produções prejudicadas.
As geadas danificam ainda a saúde das pessoas, principalmente das que não têm casa. “Ações junto aos moradores de rua serão necessárias com essas marcas atípicas tão cedo”, diz a meteorologista.
Para o inverno, até o momento, é provável que haja um frio mais intenso e duradouro. Isso pode acontecer como consequência do fenômeno La Niña, que diminui as temperaturas na superfície das águas do oceano e gera mudanças climáticas.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.