Cidades goianas aguardam novas doses para planejar vacinação de idosos
Apesar de anúncio do governo de Goiás de que a imunização teria início nesta segunda-feira (8/2), municípios ainda esperam por definições
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), ao receber na manhã desse domingo (7/2) mais 77,8 mil doses da vacina CoronaVac, informou que a vacinação de idosos acima de 85 anos contra a Covid-19 começaria nesta segunda-feira (8/2). A entrega e distribuição dessa nova remessa para os municípios goianos, no entanto, só teve início nesta manhã, adiando o início da imunização para esta terça-feira (9/2) e, em alguns locais, para quarta-feira (10/2).
Caiado anunciou na sexta-feira (5/2), durante live nas redes sociais, o foco total na vacinação de idosos em Goiás. Após casos de fura-filas, vacinação de jovens fora dos grupos de risco e demora para atingir o público que mais sofre com os efeitos da Covid-19, o governador disse ter ligado para o secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, e determinado que todas as novas doses que chegassem em Goiás seriam para vacinar idosos.
Em alguns locais, como Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana de Goiânia, e Anápolis, a 50 Km da capital, já teve início a imunização do público acima de 85 anos. A realidade local e a vacinação completa dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19 permitiram isso. Já outros seguem esperando para planejar o início da vacinação.
O Metrópoles entrou em contato com prefeituras de cidades próximas a Goiânia, como Senador Canedo e Trindade. Nelas, idosos que vivem em instituições já começaram a ser vacinados. A continuidade agora, passando para aqueles acima de 85 anos, da população em geral, depende da chegada das novas remessas da vacina.
Em Senador Canedo, 1.321 pessoas, entre profissionais de saúde e idosos que moram em casas de apoio e instituições, já foram vacinadas, segundo o órgão de Saúde local. A nova etapa que contemplará a população mais velha estava indefinida até a manhã desta segunda, pois o planejamento é feito de acordo com o quantitativo de doses disponíveis e ainda não se sabia quantas seriam distribuídas para a cidade. O mesmo foi informado pela prefeitura de Trindade.
Recomendação do MPGO
Na capital, o promotor Haroldo Caetano, da 65ª Promotoria de Justiça, enviou recomendação à prefeitura, no sábado (6/2), para que seja iniciada a vacinação de idosos. Até a sexta, 50.894 pessoas já tinham sido imunizadas em Goiânia, mas quase que totalidade (50.134) foi de profissionais da saúde. Outros 760 foram de idosos em instituições de longa permanência (ILPIs).
“A nossa pretensão é mostrar para o poder público que, já atendidas as pessoas em situação de extrema vulnerabilidade e do sistema de saúde, agora cabe, sim, fazer valer o direito dos idoso. O MPGO quer fazer valer esse direito para que não seja mais protelado, até porque é o público mais atingido pela pandemia”, expôs o promotor ao Metrópoles.
Na manhã desta segunda, a prefeitura informou ter recebido 46.160 doses da Coronavac, que fazem parte das que foram enviadas neste domingo ao estado.
Desse total, segundo o informe, 30.160 serão para garantir a segunda dose dos que já foram vacinados com a primeira e o restante (16 mil) será destinado para a continuidade da imunização de idosos acamados, acima de 60 anos, e a partir desta quarta, terá início a vacinação de idosos acima de 85 anos, na capital.