Cidades faz inventário de obras inacabadas do Casa Verde e Amarela
Ministro Jader Filho destacou o “desmonte” do Casa Verde e Amarela, programa que substituiu o Minha Casa Minha Vida
atualizado
Compartilhar notícia
O novo ministro de Cidades, Jader Filho, anunciou nesta terça-feira (3/1) que a pasta está fazendo um inventário de obras inacabadas do programa habitacional Casa Verde e Amarela, que voltará a se chamar Minha Casa Minha Vida, para retomar as construções. O chefe do ministério deu a declaração durante sua posse de cargo, no Ministério do Desenvolvimento Regional.
“Eu e a minha equipe precisaremos reconstruir um dos ministérios mais importantes, que alcança o dia a dia das pessoas”, ressalta o ministro.
“A minha marca será a das reconquistas na área social. E nela tem destaque mais do que especial o Minha Casa Minha Vida.”
Em seu discurso, Jader Filho afirmou que houve um “desmonte” do programa habitacional Casa Verde e Amarela, programa que substituiu o Minha Casa Minha Vida durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). Os repasses para as construções chegaram a ser suspensos em 2021 por falta de verba.
A previsão é de que R$ 10 bilhões da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição sejam destinados somente ao programa habitacional.
Jader Filho ressaltou que o ministério ainda não colocará empecilhos para investimentos privados no setor, mas ressaltou que o governo ainda estará presente. “Não vamos limitar o investimento privado no saneamento. Ao contrário, vamos incentivar [onde] não há interesse das empresas privadas agirem, nós iremos agir.”
O novo ministro afirmou ainda que a pasta trabalhará com governadores e prefeitos para identificar prioridades e entender necessidades de cada região.