Cidades do ES decretam situação de emergência devido às chuvas
Itatiba, Guaçuí e Castelo iniciaram medidas para prestar socorro às famílias afetadas e providenciar a evacuação dos locais de risco
atualizado
Compartilhar notícia
As cidades de Itatiba, Guaçuí e Castelo decretaram situação de emergência devido às fortes chuvas que atingiram o estado do Espírito Santo.
A medida dará aos municípios acesso a recursos e facilitará a adoção de providências para garantir a reparação de danos e atendimento aos afetados pelas chuvas.
No caso de Itatiba, o decreto vai permitir a entrada de órgãos nas moradias para prestar socorro e oferecer a saída segura dos locais de risco. Algumas estradas rurais foram atingidas, comprometendo a circulação de pessoas na região.
O mesmo ocorre em Castelo e Guaçuí, onde o aumento do nível dos rios fez com que centenas de famílias precisassem evacuar as casas.
Segundo o boletim da Defesa Civil divulgado nesta quarta-feira (12/1), 789 pessoas do estado estão desalojadas e 159 estão desabrigadas.
Apiacá foi o município com maior acúmulo de chuvas nas últimas 24 horas, com 16,6 mm.
Estradas interditadas:
- BR-482: deslizamento de encosta próximo ao km 97 (saída de Celina para Alegre) no sentido Alegre x Guaçuí;
- ES-484: totalmente interditada entre Itaicí e o distrito de Araraí, em Alegre. Segundo o Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), a interdição é necessária devido à erosão à margem do rio devido à cheia em razão das chuvas. A rota alternativa de passagem é a via pavimentada de Itaicí seguindo até Muniz Freire, acessar a ES-181 e passando por Anutiba;
- ES-297: a rodovia que liga a BR-101 a Apiacá está interditada para caminhões e ônibus no trecho da ponte do Rio Itabapoana, em Mimoso do Sul devido à cheia do rio.