44,8°C: cidade mineira tem temperatura recorde na história do Brasil
A cidade de Araçuaí alcançou, no último domingo (19/11), a maior temperatura já registrada no país
atualizado
Compartilhar notícia
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade mineira de Araçuaí, localizada a pouco mais de 670 km da capital do estado, registrou a maior temperatura já aferida na história do Brasil neste fim de semana.
De acordo com o instituto, a cidade alcançou 44,8°C no último domingo (19/11), a maior temperatura já registrada no país. Até então, o recorde era da cidade de Bom Jesus, no Piauí, onde os termômetros bateram 44,7°C em 21 de novembro de 2005.
O final de semana foi marcado por registros de calor em diversos locais do país. Os termômetros da cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, chegaram a 42,5ºC no sábado (18/11), um recorde para o município.
A onda de calor que atinge o país há semanas tem levado diversas cidades do a registrarem temperaturas extremas. Os registros são um reflexo do El Niño, fenômeno caracterizado pelo aumento da temperatura média nas águas do Oceano Pacífico Equatorial.
Além disso, a ocorrência de eventos extremos, como as ondas de calor, têm influência do aumento da temperatura global da superfície terrestre e dos oceanos.
O Inmet projeta que o ano de 2023 será o mais quente desde da década de 1960. Neste ano, considerando o último fim de semana, o Brasil já registrou oito ondas de calor.