Cidade em São Paulo terá nova eleição no próximo domingo (27/11)
Os eleitores de Tanabi (SP) participação de nova eleição devido a reprovação das contas de campanha do prefeito eleito em 2020
atualizado
Compartilhar notícia
No próximo domingo (27), os cidadãos de Tanabi (SP) voltarão às urnas para escolher um novo prefeito. A eleição ocorrerá de forma suplementar devido a reprovação das contas de campanha do prefeito Norair Cassiano da Silveira e do vice Devair Zanetoni Junior, eleitos em 2020.
O Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo (TRE-SP) julgou que o prefeito omitiu dolosamente gastos de campanha. De acordo com a decisão do tribunal, a chapa não informou na prestação de contas um gasto de R$ 12 mil para a aquisição de camisetas distribuídas no dia da eleição.
A prática teria ferido a lisura do pleito, que foi vencido por diferença de apenas 12 votos. Além de cassar a chapa vencedora, o TRE-SP declarou a inelegibilidade do prefeito por oito anos.
Outras cidades
Duas outras cidades paulistas receberão eleições suplementares em 11 de dezembro. Diante da condenação do prefeito Wagner Ricardo Antunes Filho (PSD) por improbidade administrativa, os eleitores do município de Leme (SP) terão que escolher um novo prefeito.
Em Ribeirão Pires (SP), as eleições ocorrem em razão da reprovação das contas da gestão do prefeito Clovis Volpi (PL) entre 2009 e 2012. Porém, como o acórdão da decisão foi publicado apenas em 2020, perdeu o mandato iniciado naquele mesmo ano com base na Lei da Ficha Limpa.