Compartilhar notícia
São Paulo – A Prefeitura de Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, informou nesta terça-feira (16/2) que perdeu 229 doses da Coronavac, vacina contra a Covid-19, devido a uma pane em um dos três refrigeradores na Policlínica Inácio Caetano de Andrade, no centro da cidade.
O problema ocorreu nesse último fim de semana e só foi percebido na manhã dessa segunda-feira (15/2). Segundo a prefeitura, ao iniciar o turno de trabalho na segunda, a equipe de vacinação verificou que o equipamento registrava 36,6ºC, quando não deveria passar de 8ºC.
A prefeitura afirma que acionou a empresa responsável pela manutenção do equipamento para diagnosticar o problema. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Leonardo Barberá, o técnico da empresa, após vistoria no equipamento, verificou defeito raro no termostato do refrigerador.
“Esta situação deixou todos nós da administração municipal totalmente consternados. Estamos empenhados no combate à Covid-19 em nossa cidade e o ocorrido interrompeu nossa campanha de vacinação”, afirmou o secretário, em nota publicada pela prefeitura.
O município recebeu do governo mineiro três lotes com os imunizantes contra a Covid-19. Do total, 210 doses são da vacina Astrazeneca, aplicadas em sua totalidade, e 604 doses da Coronavac. Até a sexta-feira passada (12/1), já tinham sido aplicadas 375 das 604 doses de Coronavac.
A prefeitura diz que já solicitou ao governo de Minas Gerais a reposição emergencial das vacinas. E também pediu a colaboração das polícias Militar e Civil para identificar possíveis responsáveis.