Cidade de SP terá Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado
De acordo com a prefeitura, 513 mil pessoas receberam a vacina na capital; expectativa é que mais 5 milhões sejam imunizados
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A cidade de São Paulo terá, no próximo sábado (15/5), um Dia D de vacinação contra a gripe. A iniciativa se dá por conta da baixa adesão até o momento à campanha de imunização contra a Influenza entre os grupos prioritários (confira abaixo).
Nesta data, todas as 468 unidades Básicas de Saúde (UBSs) atenderão paulistanos que já podem ser imunizados contra o vírus da influenza, a gripe comum.
De 12 de abril, primeiro dia da campanha, a 7 de maio, 512.812 pessoas foram vacinadas contra a gripe. Até o momento, 34% do público-alvo foi imunizado.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a estimativa é que 4,7 milhões de paulistanos tomem a dose da vacina até 9 de julho, data prevista para encerramento da campanha.
Em 2020, a cobertura vacinal na cidade foi de 92,12%, contra 86,07% em 2019, informa a prefeitura. A vacina contra a gripe comum é aplicada exclusivamente em escolas e estabelecimentos da educação, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Clique aqui e veja a lista.
Veja quem pode ser vacinado até o momento contra a gripe em São Paulo:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade;
- Gestantes e puérperas;
- Povos indígenas;
- Trabalhadores da saúde;
- Profissionais da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET);
- Idosos com 60 anos e mais;
- Professores das escolas públicas e privadas.
A partir de 9 de junho, a campanha incluirá pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores das forças de segurança e salvamento e forças armadas.
Dessa maneira, também serão contemplados caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Segundo a SMS, quem foi vacinado contra a Covid-19 deve esperar 14 dias para ser imunizado contra a gripe. Já pessoas com diagnóstico de Covid confirmado ou em curso há menos de 28 dias devem adiar a vacinação contra a influenza.