metropoles.com

Cidade de SP tem aumento considerável de casos de síndrome gripal

Média diária de atendimentos de pessoas com sintomas gripais nas unidades de saúde da capital subiu 64% entre novembro e dezembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Imagem colorida mostra máscara obrigatória em aviões e aeroportos - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra máscara obrigatória em aviões e aeroportos - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

São Paulo – A cidade de São Paulo teve um aumento de considerável de pessoas com síndrome gripal nas últimas semanas, o que intensifica o temor sobre um surto do vírus Influenza na cidade semelhante ao que ocorre no Rio de Janeiro.

Em novembro, a cidade registrou um total de 111.949 atendimentos de pessoas com sintomas gripais – sendo 56.220 suspeitos de Covid-19. Já em novembro, apenas na primeira quinzena, já foram realizados 91.882 atendimentos com quadro respiratório (sendo 45.325 suspeitos de Covid-19).

Subida

De acordo com estes dados, calcula-se que a média diária de atendimentos de pessoas com sintomas gripais nas unidades de saúde municipais subiu 64% entre novembro e dezembro, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Com o aumento de casos, a pasta vai começar ainda nesta semana a realizar testes rápidos em suas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), Prontos Atendimentos (PAs) e prontos-socorros, no setor de triagem, para identificar os casos positivos de Covid-19. Será realizada a testagem pelo método antígeno em pacientes com sintomas gripais.

Influenza

A secretaria informou que “segue monitorando o cenário epidemiológico das doenças virais no município, entre elas o vírus influenza”.

Esse monitoramento é feito analisando testes de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e em casos de síndrome gripal. Para isso, hospitais coletam amostras secreção nasal de pacientes com SRAG que estão internados em UTIs, ou Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAS), hospitais infantis e gerais fazem essas amostras, tanto público como privados.

Essas amostras são encaminhadas ao Laboratório de Saúde Pública do Instituto Adolfo Lutz, que identifica se de fato trata-se de influenza e também qual o tipo de vírus.

No dia 8/12, questionado pelo Metrópoles, o secretário estadual de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, afirmou que monitorava os casos de gripe no estado diariamente, e que não há necessidade de antecipar a campanha de vacinação contra a gripe, que só está prevista para começar a partir de abril de 2022.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?