Cidadania apoia governo Lula, mas bancada da Câmara será independente
Partido emitiu nota no sábado (15/1) e declarou independência dos deputados
atualizado
Compartilhar notícia
O diretório nacional do partido do Cidadania declarou apoio ao novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no último sábado (14/1), mas a bancada da sigla na Câmara dos Deputados será independente. A decisão foi anunciada em nota assinada pelo líder do partido na Casa, Alex Manente (SP).
De acordo com o comunicado, serão apoiadas medidas que forem boas para a população, baseadas na justiça social e em favor da democracia e do Estado Democrático de Direito.
A bancada da Câmara é formada por cinco deputados: Alex Manente (SP); Arnaldo Jardim (SP); Any Ortiz (RS); Amom Mandel (AM); Carmen Zanotto (SC). Tanto os congressistas quanto o presidente da legenda, Roberto Freire, votaram contra o apoio ao governo de Lula.
Leia a íntegra:
A bancada eleita/reeleita do Cidadania na Câmara dos Deputados vem a público anunciar que manterá a posição de independência em relação ao governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
Essa posição dos nossos deputados diverge da decisão tomada pela Direção Nacional Cidadania que é favorável a apoiar incondicionalmente o governo do PT.
Apoiaremos as medidas que sejam boas para nossa população, como aquelas que promovam a justiça social. Sempre seremos a favor da Democracia e do respeito ao Estado Democrático de Direito.
Mas, não nos furtaremos em criticar e combater possíveis erros da nova gestão federal.
Também atuaremos na defesa de proposições que se alinharem ao nosso programa partidário e aos nossos princípios.
A Bancada na Câmara toma a presente decisão, por unanimidade, e está respaldada pelo estatuto do partido, que é contra fechamento de questão.
Defendemos ainda a sustentabilidade em toda sua compreensão, como também a responsabilidade fiscal e as reformas modernizadoras do nosso país”.
São Paulo, 14 de janeiro de 2023
Alex Manente (SP) – Líder do Cidadania na Câmara dos Deputados