metropoles.com

Cid tentou acessar e-mail funcional 99 vezes após governo Lula desativá-lo

Documento entregue pela Casa Civil mostra que Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, tentou acessar a conta 99 vezes em 3 dias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
CPMI do 8 de Janeiro O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), é ouvido pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito - Metrópoles
1 de 1 CPMI do 8 de Janeiro O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), é ouvido pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O tenente-coronel Mauro Cid, ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tentou acessar o o e-mail funcional após o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) bloquear o acesso. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Um documento cedido à CPI do 8 de janeiro mostra que o militar tentou acessar o e-mail dele 99 vezes após 15 de março, data em que a conta de Mauro Cid foi bloqueada. A última tentativa acontece em 17 de março.

Segundo a planilha entregue pela Casa Civil, o e-mail funcional do tenente-coronel foi acessado mais de 500 vezes em 2023, durante o governo Lula.

A Casa Civil levantou as informações após a CPI questionar a Presidência da República sobre “quando ocorreram acessos ao e-mail no período após 31/12/2022 e o nome dos eventuais responsáveis pelo login”.

Antes de ter o acesso bloqueado, o tenente-coronel chegou a receber detalhes de viagens do presidente Lula, como revelado pela coluna de Guilherme Amado. As informações foram enviadas a Cid pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do governo Lula.

A CPI também está em posse de mais de 17 mil e-mails excluídos das contas funcionais de ajudantes de ordens de Bolsonaro. Entre os arquivos enviados à Comissão estão pastas de e-mails que mostram um esquema de saques e pagamentos de despesas em dinheiro vivo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?