metropoles.com

Cid e esposa falaram sobre Exército “sair dos quartéis” no 8/1

Troca de mensagens consta no relatório final da Polícia Federal, encaminhado por Alexandre de Moraes à PGR

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
imagem colorida. Mauro Cid
1 de 1 imagem colorida. Mauro Cid - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Em 8 de janeiro de 2023, quando vândalos invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, o tenente-coronel Mauro Cid afirmou que, se o Exército fosse às ruas, seria para aderir ao movimento em prol de um golpe de Estado. A declaração consta em uma mensagem interceptada pela Polícia Federal (PF) e que é descrita no relatório final da investigação sobre esse suposto golpe em finais de 2022.

Na ocasião, o tenente-coronel reagia às mensagens enviadas pela esposa dele, Gabriela Cid. Ela encaminhou a ele um tweet que afirmava que as Forças Armadas entrariam em cena para “esmagar de vez a rebelião”.

Cid, no entanto, discordou da esposa. “Se o EB [Exército Brasileiro] sair dos quartéis… e (é) para aderir”, afirmou sobre a possibilidade de um golpe de Estado.

É o que mostra o relatório final da investigação da Polícia Federal (PF), que terminou com 37 indiciados por golpe de Estado. A retirada do sigilo e a divulgação do documento ocorreram nesta terça-feira (26/11).

O relatório final da PF afirma que Bolsonaro teria planejado e atuado de forma direta no planejamento para impor um golpe de Estado no Brasil. Segundo as investigações, o golpe não teria sido consumado por falta de adesão de todos os comandantes das Forças Armadas.

O relatório final da PF foi enviado à Procuradoria-Geral da República (PGR). Com isso, a procurador Paulo Gonet avaliará o material e decidirá se oferece denuncia contra os 37 indiciados. Entretanto, ele pode pedir novas diligências ou mesmo arquivar as denúncias.

O relatório final das investigações narram uma trama para decretar um golpe de Estado nos meses finais de 2022, a fim de impedir que o então candidato eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumisse a Presidência da República e assim manter Jair Bolsonaro no cargo.

A PF também encontrou um plano para matar Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?