metropoles.com

Cid dava número pessoal para agendar foto de apoiadores com Bolsonaro

Apoiador do ex-presidente pediu foto para filho de 13 anos e recebeu o número do celular do ajudante de ordens de Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/CNN
Foto colorida de Bolsonaro com apoiadores em março de 2023 - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Bolsonaro com apoiadores em março de 2023 - Metrópoles - Foto: Reprodução/CNN

A caixa de e-mails de um ajudante de ordens da Presidência da República pode conter mensagens no mínimo curiosas. O tenente-coronel Mauro Cid, que serviu ao presidente Jair Bolsonaro (PL), já recebeu até pedidos de fotos com o então chefe do Executivo federal.

Em menos de 24 horas, Cid respondeu ao servidor público Paulo Rogério, então com 49 anos, que pedia uma fotografia de Bolsonaro com o filho de 12 anos, em maio de 2022.

“Sou católico fervoroso, conservador e gostaria de fazer um pedido especial (não para mim) para o meu filho que fará aniversário de 13 anos (…) e que gostaria de tirar uma foto com o Presidente da República”, escreveu Paulo na mensagem.

Cid respondeu informando seu número de celular pessoal. “Pode me ligar e ajustamos”, escreveu na manhã de 13 de maio. A mensagem foi recebida e enviada do e-mail oficial da Presidência.

Mais tarde, Paulo enviou uma nova mensagem: “Meu filho vai ficar doido com essa notícia”.

Essa troca de mensagens faz parte dos e-mails dos ex-ajudantes de ordens de Bolsonaro que foram enviados à CPI dos atos golpistas e obtidos pelo Metrópoles.

Urnas contestadas

Cid também enviou um e-mail com questionamentos sobre as urnas eletrônicas para o coronel Wagner Oliveira da Silva, escolhido como número dois da comissão do Ministério da Defesa que acompanhou a apuração dos votos das eleições de 2022.

No dia 21 de julho de 2022, em plena campanha eleitoral, Mauro Cid usou seu e-mail oficial da Presidência para enviar ao e-mail pessoal de Wagner Oliveira uma apresentação de PowerPoint com pontos a serem abordados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“As propostas das Forças Armadas consideradas essenciais para o pleito eleitoral de 2022”, diz o título da apresentação de PowerPoint de quatro páginas, com timbre do Ministério da Defesa em cada uma.

O documento elenca três tópicos com propostas para, supostamente, aperfeiçoar a segurança e transparência das urnas eletrônicas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?