metropoles.com

Ciclone violento reduz circo tradicional a escombros no RS. Vídeos

Circo na cidade de Santo Antônio da Patrulha foi destruído pelo ciclone extratropical que atingiu o RS nessa semana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Imagem colorida de circo destruido por ciclone - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de circo destruido por ciclone - Metrópoles - Foto: null

O Sul do Brasil foi mais uma vez palco da fúria da natureza nesta semana. Nessa quinta-feira (24/10), um ciclone extratropical trouxe ventos de mais de 100 km/h e chuvas torrenciais que ultrapassaram 100 mm, causando grandes estragos na cidade de Santo Antônio da Patrulha, no Rio Grande do Sul.

Entre as muitas perdas, uma tragédia simbólica: o Circo Teatro Teleco, que por décadas foi sinônimo de alegria e encantamento para a comunidade, não resistiu à força da tempestade.

O circo, liderado por Teteco Machado, um apaixonado pela arte circense, foi completamente destruído. O homem, que há 52 anos fazia da lona um abrigo para sorrisos, viu sua história ruir em minutos.

“É triste ver a sua história de anos terminar em três, quatro minutos. O sonho de 52 anos foi embora. Destruiu tudo”, desabafou Teteco, visivelmente emocionado, em entrevista ao Metrópoles.

 

O Circo Teatro Teleco, que já foi um refúgio de alegria, agora “se encontra em lágrimas”, como define Teteco. As estruturas que abrigaram tantas gargalhadas estão no chão.

5 imagens
Circo Teatro Teleco depois de ser destruído por ciclone
Teteco Machado
Teteco Machado
Teteco Machado
1 de 5

Circo Teatro Teleco antes de ser destruído por ciclone

Material cedido ao Metrópoles
2 de 5

Circo Teatro Teleco depois de ser destruído por ciclone

3 de 5

Teteco Machado

Material cedido ao Metrópoles
4 de 5

Teteco Machado

Material cedido ao Metrópoles
5 de 5

Teteco Machado

Material cedido ao Metrópoles

Mas, em meio à dor, a solidariedade floresceu rapidamente. Os moradores da cidade começaram a se mobilizar e criaram uma vaquinha online para reerguer o circo.

Segundo Teteco, para reparar os danos serão necessários R$ 60 mil. Até a publicação desta reportagem, R$ 11 mil foram arrecadados.

Para além da vaquinha, um espetáculo beneficente está sendo organizado para o próximo domingo (27/10), numa tentativa de acelerar o processo de recuperação.

O vice-prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Marcelo Gaúcho (União-RS), demonstrou o apoio da prefeitura e da comunidade para ajudar Teteco a se reerguer.

“A ideia é fazer com que ele consiga uma arrecadação bem interessante para se reerguer. Conseguimos um espaço maior, em Bom Princípio. Dá para colocar bastante gente no local. Com a venda de ingresso, guloseimas, coisas que ele já vendia no circo, esperamos que ele faça uma arrecadação bacana. A gente vai ajudar no que for necessário”, afirmou o vice-prefeito.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?