metropoles.com

Ciclone pode varrer regiões com ventos de até 100 km/h. Saiba quais

Fenômeno deve ser formar de quarta para quinta-feira (24/10). Além dos ventos, são esperados volumes expressivos de chuvas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Defesa Civil de SC
Formação de tempestade tropical no sul/ Ciclone bomba - Metrópoles
1 de 1 Formação de tempestade tropical no sul/ Ciclone bomba - Metrópoles - Foto: Defesa Civil de SC

A meteorologia alerta sobre a possibilidade de ventos com rajadas de até 100 km/h no Sul do Brasil. Um ciclone extratropical deve se formar na noite desta quarta-feira (23/10) e madrugada desta quinta-feira (24/10) entre o Uruguai e o estado do Rio Grande do Sul.

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o ciclone será formado pela interação de áreas de instabilidade a um centro de baixa pressão. O ingresso do fenômeno no Brasil deve se dar pelo oeste e sul do Rio Grande do Sul.

À medida que o ciclone for se formando, a expectativa é que haja volumes significativos de chuva e a presença de ventos fortes.

Apesar da instabilidade no tempo, é esperado que o sol apareça em alguns momentos, quando o tempo ficar mais moderado. No entanto, chuvas e ventos fortes poderão tomar conta do céu na sequência, prevalecendo como força natural decorrente do ciclone.

Embora possa haver rajadas de até 100 km/h, o Inmet considera que os ventos mais comuns ficarão na faixa de velocidade de 50 a 70 km/h.

Áreas instáveis

As instabilidades mais fortes devem ocorrer no oeste, parte do centro e sul do Rio Grande do Sul. Isto deve acontecer após o fenômeno ganhar força no Uruguai e no norte da Argentina.

Além disto, como o deslocamento habitual de ciclones é para áreas de alto-mar, tempestades são previstas no oeste do Paraná e centro-oeste do planalto sul de Santa Catarina.

Os volumes de chuva e as rajadas de vento estão com maior probabilidade de ocorrer em regiões brasileiras próximas ao Uruguai, norte da Argentina e ao Paraguai. Para demais áreas, a expectativa é que haja ventania, mas que a chuva seja menos intensa.

Ainda conforme a previsão, o ciclone extratropical deve alcançar o mar na sexta-feira (25/10), quando o tempo seco e o sol vão começar a predominar no sul do país. Mesmo assim, a faixa litorânea dos três estados da Região Sul poderá registrar ventos moderados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?