Ciclone no RS: rio sobe e prefeitura pede que moradores subam no telhado
Após passagem de ciclone, nível do rio subiu em cidades da região norte do Rio Grande do Sul. Houve risco de rompimento de barragem
atualizado
Compartilhar notícia
Cidades do Rio Grande do Sul vivem um verdadeiro caos por conta do ciclone extratropical que passa pela região. Ao todo, 54 cidades já noticiaram ocorrências por causa dos fortes ventos, chuvas e enchentes. Quatro pessoas morreram.
Imagens nas redes sociais mostram a água invadindo casas, comércios e ruas. Na cidade de Roca Sales (RS), a prefeitura chegou a pedir que os moradores subam nos telhados para fugir da água.
“Nesse momento desesperado, Bombeiros e Defesa Civil não estão dando conta de auxiliar a todos que necessitam. Pedimos que quem consiga suba nos telhados e se agasalhe, o auxílio profissional do estado só virá nas primeiras horas da manhã. Quem tiver barcos que possa auxiliar quem necessita, pedimos encarecidamente que ajude quem precise nesse momento”, escreveu a prefeitura em nota publicada na madrugada desta terça-feira (5/9).
A situação também foi crítica na cidade de Muçum, onde as pessoas ficaram ilhadas, com o aumento do nível da água do rio que passa pelo local.
Barragem em risco
Durante a manhã, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul se deslocou até a cidade de Marau, no norte do estado, para monitorar a barragem de Capingui III, que estava em situação de emergência.
“Nesse momento o volume das águas reduziu e o sistema passou à situação de alerta. Não há risco de colapso da estrutura no momento”, escreveu a Defesa Civil em nota na manhã desta terça.