metropoles.com

Ciclone no RS: governo confirma morte e diz que “foco é salvar vidas”

Jovem de 23 anos morreu por descarga elétrica em São Leopoldo. Ciclone acendeu alerta vermelho em diversas regiões do Rio Grande do Sul

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
são leopoldo rs
1 de 1 são leopoldo rs - Foto: Reprodução

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), confirmou, nesta sexta-feira (16/6), a morte de uma pessoa em São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre (foto em destaque), por causa da passagem de um ciclone extratropical no estado. Um jovem de 23 anos morreu ao levar uma descarga elétrica, provocada pelas fortes tempestades que assolam a área desde a madrugada desta sexta-feira (16/6).

“Neste momento, o foco é salvar vidas”, declarou Leite.

Segundo ele, a previsão é de que as fortes chuvas continuem a cair no estado até o meio da tarde desta sexta (16). Além da morte confirmada, outras duas pessoas estão desaparecidas no estado.

De acordo com o governador, as chuvas “atingem, especialmente, a região nordeste do estado do RS, afetando cidades do Litoral Norte e da Região Metropolitana de Porto Alegre.”

“Neste momento, o evento ainda está acontecendo, as chuvas ainda estão acontecendo e vão até o início da tarde. O momento é de cuidado com as vidas humanas. Temos a confirmação de um óbito no município de São Leopoldo, por choque elétrico, temos também duas pessoas desaparecidas por conta das chuvas. As nossas equipes estão dedicadas para o resgate”, detalhou Eduardo Leite.

Veja:

A chegada de um ciclone extratropical à Região Sul do país provocou tempestades e ventos fortes no Rio Grande do Sul durante a madrugada desta sexta-feira (16/6). Rajadas chegaram a atingir 100 km/h.

Diversas cidades do estado sofrem com inundações — que invadiram casas, hospitais e universidades —, deslizamentos de terra, falta de energia e estradas bloqueadas.

A Defesa Civil do estado emitiu alerta vermelho para chuvas intensas e risco de enxurradas nas regiões da Serra, do Litoral Norte e Metropolitana de Porto Alegre. Os rios Caí, Paranhana e Sinos têm possibilidade de cheias. Pelo menos 11 voos foram cancelados no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, devido ao vento forte.

Segundo a Rio Grande Energia (RGE) e a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), concessionárias responsáveis pelo fornecimento de energia no RS, pelo menos 60 mil pontos estão sem energia no estado.

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, orientou que as pessoas não saiam de casa nas próximas horas, na tentativa de se abrigarem do temporal. Ele também anunciou a abertura de um ginásio para acolhimento de moradores em situação de rua e famílias.

“A quem tiver possibilidade, fazemos apelo para que evitem deslocamentos”, orientou Melo, nas redes sociais. “A prioridade é restabelecer energia nos hospitais e unidades de saúde. O foco dos serviços é desobstrução de vias, drenagem e água”, prosseguiu. 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?