metropoles.com

Ciclone extratropical provoca tempestades em 3 regiões. Saiba quais

Segundo o Inmet, 13 estados e o DF serão atingidos por chuvas intensas, de 100 mm/dia, ou tempestades com ventos intensos de até 100 km/h

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles (@vinicius.foto)
Carro anda em rua alagada após chuva
1 de 1 Carro anda em rua alagada após chuva - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles (@vinicius.foto)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, que enfrentarão tempestades nesta quinta-feira (24/10). De acordo com o órgão, as chuvas são provocadas por um ciclone extratropical no Oceano Atlântico.

Segundo o Inmet, 13 estados e o Distrito Federal serão atingidos por chuvas intensas ou tempestades nesta quinta-feira: Acre, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Tocantins. Destes, cinco têm bandeiras laranja (“perigo”) ou vermelha (“grande perigo”): Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

O aviso indica com chuvas de 100 mm/dia e ventos intensos de até 100 km/h. Áreas vermelhas têm grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.

O ciclone pode causar ventos fortes e tempestades severas com potencial de danos até esta sexta-feira (25/10).

Ciclone extratropical

Este tipo de fenômeno é gerado por um grande contraste térmico entre massas de ar, resultando em uma área de baixa pressão que favorece a formação de nuvens carregadas, trazendo chuvas intensas e rajadas de vento superiores a 100 km/h no centro.

Embora ciclones extratropicais sejam comuns na região entre Argentina, Uruguai e Brasil, principalmente no inverno, eles também podem ocorrer na primavera, devido ao encontro de massas de ar quente e frio.

O impacto deste ciclone será agravado pela proximidade com a costa e pela queda acentuada da pressão atmosférica em seu centro, aumentando os riscos. A pior instabilidade deve ocorrer até esta sexta, quando o ciclone se consolidará e se intensificará.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?