Ciclone extratropical deve atingir o Rio Grande do Sul no dia do Natal
Segundo os meteorologistas, a formação de ciclone na região Sul não é comum durante o verão. Fenômeno causará fortes chuvas
atualizado
Compartilhar notícia
O Rio Grande do Sul deve enfrentar mais um ciclone extratropical neste ano. De acordo com o Clima Tempo Meteorologia, o fenômeno está previsto para 25 de dezembro, segunda-feira de Natal.
De acordo com o portal, a tendência é de chuva forte desde a madrugada de segunda nas cidades do noroeste e no oeste do estado. O potencial é de “acumulados elevados”.
O ciclone deve dar origem a uma frente fria na região Sul, o que deve causar chuva ao longo do dia nos municípios da região serrana do Rio Grande do Sul, no litoral gaúcho e nos interiores de Santa Catarina e do Paraná.
Segundo os meteorologistas, a formação de ciclones na região Sul não é comum durante o verão. A estação começou na sexta-feira (22/12). Além das fortes chuvas, há risco de ventania na segunda e na terça-feira (26/12).
Ciclone no Sul
No mês de setembro, a região Sul foi atingida pela passagem de dois ciclones extratropicais. Após a segunda passagem, 48 pessoas morreram, 1.426 ficaram desabrigadas e outras 20 mil ficaram desalojadas, segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul.
A passagem do fenômeno climático afetou 103 municípios no estado. Casas foram destruídas e ruas, alagadas.
Segundo meteorologistas, o fenômeno El Niño é responsável por provocar chuvas intensas no Sul e estiagem na Região Nordeste.