Ciclone extratropical atinge RS, e chuvas podem chegar ao Centro-Oeste
Ciclone causará consequências no Sudeste, com rajadas de vento, chuvas intensas e mar revolto. Em Goiânia, pode chover
atualizado
Compartilhar notícia
Um novo ciclone extratropical afeta o Rio Grande do Sul nos próximos dias, e se prolonga como uma chuva intensa em toda a Região Sul. Os efeitos do fenômeno poderão ser sentidos em todo o Sul, o Sudeste e até o Centro-Oeste do país. Há, inclusive, previsão de chuvas para Goiânia e Mato Grosso do Sul.
A previsão é que o novo ciclone se forme na costa do Uruguai com o Rio Grande do Sul, entre sexta-feira (18/8) e sábado (19/8). Na sexta, a formação do ciclone coloca a Região Sul e o Mato Grosso do Sul sob risco de temporais, que podem vir acompanhados de rajadas de vento de até 70km/h.
A Defesa Civil gaúcha orienta que, caso esteja trovejando ou chovendo forte, a população se mantenha em casa. Os números 190 ou 193 atendem a eventuais emergências. É possível receber alertas da Defesa Civil, por meio do número 40199.
Depois, no sábado, uma frente fria se origina a partir do ciclone e segue rumo ao Sudeste do país, com ventos que podem chegar a 60km/h em São Paulo, Rio de Janeiro, e Minas Gerais.
De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), já nesta quarta-feira (16/8), algumas áreas do Sudeste e do Mato Grosso do Sul já estão sob alerta amarelo, de perigo potencial, devido às fortes chuvas previstas. A instituição aconselha evitar o uso de aparelhos eletrônicos na tomada, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas, e evitar se abrigar debaixo de árvores.
Consequências do ciclone em Goiânia
Os moradores da capital goiana estão confusos com a mudança do tempo neste mês de agosto. Geralmente com temperaturas muito altas, umidade do ar baixa e calor, a previsão do tempo para esta quarta-feira (16/8) é de clima ameno, com a umidade relativa do ar acima dos 29%, em razão da alta incidência de nuvens.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma frente fria pode trazer chuva para o estado durante o fim de semana. Segundo o órgão, Goiânia também pode registrar precipitações isoladas.
O avanço da frente fria que vem do Uruguai pode chegar ao sul e sudoeste de Goiás, e abaixar as temperaturas mínimas. A dinâmica da atmosfera pode, inclusive, provocar chuvas leves nas regiões mais ao sul do estado.
Levantamento do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) aponta que as temperaturas podem cair ainda mais no dia 20 de agosto, quando uma frente fria atinge o estado.