metropoles.com

Ciclone extratropical atinge RS, e chuvas podem chegar ao Centro-Oeste

Ciclone causará consequências no Sudeste, com rajadas de vento, chuvas intensas e mar revolto. Em Goiânia, pode chover

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
Imagem colorida mostra Ventos fortes provocados por ciclone em Porto Alegre - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Ventos fortes provocados por ciclone em Porto Alegre - Metrópoles - Foto: Reprodução/Twitter

Um novo ciclone extratropical afeta o Rio Grande do Sul nos próximos dias, e se prolonga como uma chuva intensa em toda a Região Sul. Os efeitos do fenômeno poderão ser sentidos em todo o Sul, o Sudeste e até o Centro-Oeste do país. Há, inclusive, previsão de chuvas para Goiânia e Mato Grosso do Sul.

A previsão é que o novo ciclone se forme na costa do Uruguai com o Rio Grande do Sul, entre sexta-feira (18/8) e sábado (19/8). Na sexta, a formação do ciclone coloca a Região Sul e o Mato Grosso do Sul sob risco de temporais, que podem vir acompanhados de rajadas de vento de até 70km/h.

A Defesa Civil gaúcha orienta que, caso esteja trovejando ou chovendo forte, a população se mantenha em casa. Os números 190 ou 193 atendem a eventuais emergências. É possível receber alertas da Defesa Civil, por meio do número 40199.

Depois, no sábado, uma frente fria se origina a partir do ciclone e segue rumo ao Sudeste do país, com ventos que podem chegar a 60km/h em São Paulo, Rio de Janeiro, e Minas Gerais.

De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), já nesta quarta-feira (16/8), algumas áreas do Sudeste e do Mato Grosso do Sul já estão sob alerta amarelo, de perigo potencial, devido às fortes chuvas previstas. A instituição aconselha evitar o uso de aparelhos eletrônicos na tomada, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas, e evitar se abrigar debaixo de árvores.

Consequências do ciclone em Goiânia

Os moradores da capital goiana estão confusos com a mudança do tempo neste mês de agosto. Geralmente com temperaturas muito altas, umidade do ar baixa e calor, a previsão do tempo para esta quarta-feira (16/8) é de clima ameno, com a umidade relativa do ar acima dos 29%, em razão da alta incidência de nuvens.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma frente fria pode trazer chuva para o estado durante o fim de semana. Segundo o órgão, Goiânia também pode registrar precipitações isoladas.

O avanço da frente fria que vem do Uruguai pode chegar ao sul e sudoeste de Goiás, e abaixar as temperaturas mínimas. A dinâmica da atmosfera pode, inclusive, provocar chuvas leves nas regiões mais ao sul do estado.

Levantamento do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) aponta que as temperaturas podem cair ainda mais no dia 20 de agosto, quando uma frente fria atinge o estado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?