Ciclone-bomba: vídeos mostram ressaca no litoral do Rio de Janeiro
Marinha prorrogou, até as 9h de terça (4/4), o Aviso de Ressaca. O ciclone-bomba causou ondas de 2,5 a 3 metros de altura na cidade do Rio
atualizado
Compartilhar notícia
O ciclone-bomba que atingiu o litoral do Rio de Janeiro no último final de semana provocou muita ressaca no mar. Alguns banhistas e moradores se arriscaram para gravar as ondas invadindo bairros e ruas do estado. Na sexta-feira (31/3), institutos de meteorologia alertaram para as chuvas fortes na costa sul do país.
A Marinha do Brasil prorrogou, até as 9h de terça-feira (4/4), o aviso de ressaca incluindo o litoral da cidade do Rio, que registrou ondas de 2,5 a 3 metros de altura causadas pelo ciclone. A previsão anterior era que o aviso terminasse às 9h desta segunda.
Em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, ondas invadiram as ruas da cidade. Confira:
No Leblon, zona sul do Rio, a Avenida Delfim Moreira foi liberada na manhã desta segunda. O local estava interditado devido à ressaca, na altura do posto 11. De acordo com a Prefeitura do Rio, equipes da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) estão realizando a limpeza das pistas e retirada do lixo.
Tá brabo! O mar do Rio segue agitado e nossas equipes da Comlurb estão a todo vapor realizando a limpeza das pistas e a retirada do lixo de maré. 💪
O aviso de ressaca foi prorrogado até amanhã, portanto, fiquem ligados! pic.twitter.com/KPjVc9izBv
— Prefeitura do Rio (@Prefeitura_Rio) April 3, 2023
Ainda no Leblon, alguns moradores registraram a movimentação das ondas, que invadiram a passarela e ciclovia da orla na manhã desta segunda. Confira:
A Prefeitura do Rio, por meio do Centro de Operações do Rio (COR), recomendou que as pessoas fiquem longe das praias e orlas que apresentam risco de ressaca. Apenas no final de semana, o Corpo de Bombeiros realizou 231 resgates marítimos nas praias do estado. Conforme a entidade, o posto do 3ºGMar (Copacabana) atendeu a maioria dos casos. Foram 171 salvamentos.
Câmeras de segurança do COR mostram a força e tamanho das ondas na orla do Rio:
🌊AVISO DE RESSACA VIGENTE!
Se liga, família! Mar nada convidativo.
Praia? Só pelas câmeras👀#CORRio pic.twitter.com/8FOa6Sm2GR
— Centro de Operações Rio (@OperacoesRio) April 3, 2023
O que é o ciclone-bomba?
O ciclone-bomba é provocado pelo choque entre frente fria e quente. Segundo o Climatempo, o fenômeno se moveu como um ciclone extratropical em direção a São Paulo e ao Rio de Janeiro.
Confira algumas recomendações de segurança do COR:
- Evitar o banho de mar em áreas que estejam em condições de ressaca;
- Evitar a prática de esportes no mar;
- Não permanecer em mirantes na orla ou em locais próximos ao mar durante o período de ressaca;
- Os frequentadores de praias devem seguir as orientações das equipes do Corpo de Bombeiros;
- Os pescadores devem evitar navegar durante o período de ressaca;
- Evitar trafegar de bicicleta na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia;
- Não entrar no mar para resgatar vítimas de acidente. Neste caso, acione imediatamente as equipes do Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.