“Ciclone-bomba” afundou sete barcos e duas lanchas no litoral de SP. Veja
O fenômeno ocorreu nesta madrugada (01/09), mas não deixou feridos
atualizado
Compartilhar notícia
Um ciclone extratropical intenso afundou duas lanchas e sete barcos na noite desta terça-feira (30/06) em Peruíbe, no litoral sul de São Paulo. O evento teve início em Santa Catarina e a chegada em São Paulo mostra a força do evento.
Conhecido como “ciclone-bomba”, o evento causou uma forte onda e arrebentou as cordas que prendiam as embarcações, fazendo com que colidissem com uma ponte. Ninguém ficou ferido.
A Guarda Civil Municipal (GCM) prestou apoio com iluminação e até mesmo entrou na água junto a pescadores para tentar salvar os barcos. Além dos agentes, a prefeitura também enviou equipes para auxiliar. As informações são do portal G1.
Os barcos se soltaram por volta das 20h, no píer ao lado do Mercado de Peixe Municipal. Na capital paulista, o ciclone levou uma forte frente fria com ventos com velocidade superior a 50 km/h.
O fenômeno também causou pancadas de chuva no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. O incidente deixou uma vítima no Rio Grande do Sul e as atividades dos portos foram interrompidas. Já em Santa Catarina, três pessoas morreram durante temporal, que deixou estragos em todas as regiões. Já no Paraná, a cidade de Curitiba ficou sem energia.
O ciclone extratropical intenso ocorre quando a pressão atmosférica tem queda brusca, em uma velocidade rápida. Embora esteja mais forte no Sul do país, pode ter influenciado nos ventos fortes registrados em parte do Sudeste.