Chuvas: União reconhece estado de emergência em 4 municípios do Rio
A cidade do Rio de Janeiro registrou 151,8 milímetros (mm) de chuva no último domingo (14/1). Vários pontos do estado tiveram temporais
atualizado
Compartilhar notícia
O governo federal reconheceu, nesta segunda-feira (15/1), o estado de emergência em quatro municípios do Rio de Janeiro em decorrência do volume de chuvas registrado no último fim de semana. São eles: Rio de Janeiro, São João do Meriti, Belford Roxo e Nova Iguaçu.
O estado do Rio de Janeiro sofre com as consequências das fortes chuvas registradas desde sábado (13/1). O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, vai visitar a região para coordenar as ações de resposta.
Segundo o governador Cláudio Castro (PL), 12 pessoas morreram no último fim de semana por causa do temporal. A última vítima foi encontrada na Pavuna, na Zona Norte da capital fluminense
No total, três pessoas morreram na cidade do Rio, três em Nova Iguaçu, duas em São João de Meriti, três em Duque de Caxias e uma em Belford Roxo. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil informaram que há dois desaparecidos.
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, vai sobrevoar as áreas atingidas nesta terça-feira (16/1). A visita ocorrerá a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Rio de Janeiro
O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), decretou situação de emergência no município, após o temporal que atingiu a capital. Com a assinatura do decreto, o governo municipal poderá empregar todos os órgãos públicos para minimizar os efeitos gerados pelas fortes chuvas.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume de chuvas registradas no bairro de Jacarepaguá, na Zona Oeste, foi de 126 milímetros (mm) nesse domingo (14/1). Na Vila Militar, também na Zona Oeste, esse índice foi de 151,8 mm.