Chuvas provocam alagamentos e deslizamentos em MG
Defesa Civil da Região Metropolitana de Belo Horizonte orientou a população a evitar áreas de inundação e a tomar cuidado com a água
atualizado
Compartilhar notícia
As chuvas que atingem o estado de Minas Gerais se intensificaram nesta sexta-feira (24/01/2020) e provocaram alagamentos e deslizamentos em cidades como Betim e Contagem e no Vale do Jatobá, bairro de Belo Horizonte.
A Defesa Civil da Região Metropolitana de Belo Horizonte orientou a população a evitar áreas de inundação e a tomar cuidado com a água, fugindo de áreas alagadas.
Veja:
13h43 – Céu encoberto e ocorrerão novas chuvas de diferentes intensidades nas próximas horas. Redobre a sua atenção, em especial nas áreas de maior exposição aos riscos hidrológicos e geológicos.
Fonte: Defesa Civil de BH@prefeiturabh @OficialBHTRANS @Bombeiros_MG pic.twitter.com/EdtdtaUgNO— Defesa Civil de Belo Horizonte (@defesacivilbh) January 24, 2020
A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou a adoção de um plano emergencial diante das fortes chuvas. Foram definidos onze pontos na cidade para os quais serão direcionados equipamentos e estrutura de apoio.
Serão enviados para os locais indicados 34 caminhões, 12 carregadeiras, cinco escavadeiras, 13 retroescavadeiras, além de tratores, caminhões prancha e jatos de água. Equipes do Serviço de Limpeza Urbana serão encaminhadas para coleta dos resíduos.
Pousadas
Segundo a prefeitura, caso indivíduos ou famílias fiquem desabrigadas, a Secretaria de Assistência Social estará disponível para prestar atendimento. Foram reservadas vagas em pousadas com vistas à realocação nessa hipótese.
De acordo com boletim da Defesa Civil divulgado na manhã desta sexta, houve rompimento de uma barragem de reservatório de água em Aricanduva, com consequente elevação do nível de água do rio São Lourenço, que corta o município.
Já a Prefeitura de Contagem montou postos itinerantes de atendimento em saúde e vacinação nos locais onde a inundação foi mais forte. Famílias atingidas estão sendo cadastradas em um programa local de moradia. O prefeito, Alex de Freitas (sem partido), admitiu que o problema foi ocasionado pela ausência de obras de macrodrenagem.
Danos materiais
Algumas edificações construídas às margens foram atingidas, mas não houve vítimas e os danos materiais ainda não foram contabilizados.
Com a previsão de chuvas torrenciais, a Agência Nacional de Mineração (ANM) emitiu alerta para empresas responsáveis por barragens de mineração nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás.
A ANM pede que as equipes de segurança de barragens se mantenham em alerta com monitoramento diário das condições das estruturas até a próxima segunda-feira (27/01/2020). A agência aconselha uma atenção especial às tomadas de água dos vertedouros, para garantir a capacidade vertente de acordo com o projeto. (Com informações do UOL)