Chuvas: Prefeitura de Petrópolis decreta estado de calamidade pública
De acordo com a gestão municipal, há um número elevado de ocorrências, além de vítimas fatais, após as fortes chuvas que atingiram a cidade
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – A Prefeitura de Petrópolis, na região serrana do Rio, decretou estado de calamidade pública em razão das fortes chuvas que atingiram a cidade na tarde desta terça-feira (15/2). Segundo a gestão municipal, há um elevado número de ocorrências e vítimas fatais.
Conforme a administração, a Defesa Civil confirma até o momento dois óbitos, sendo uma mulher e um homem. Ambos foram encontrados após a redução do nível da água nas ruas Buarque de Macedo e Souza Franco.
No entanto, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, declarou, por meio do Twitter, que são seis mortos.
Veja:
Lamentamos a 6 vidas perdidas em Petrópolis-RJ, nesta terça. A cidade sofre as consequências de fortes chuvas, foram 200 mm nas últimas 4 horas, provocando o transbordamento de rios. Há 52 pontos de deslizamento. Liguei para o gov @claudiocastroRJ e ofereci todo o apoio. Segue 👇
— Rogério Marinho (@rogeriosmarinho) February 15, 2022
Atendimento
De acordo com a prefeitura, equipes dos hospitais foram reforçadas para o atendimento de vítimas. Além da Defesa Civil, agentes da COMDEP, de Serviços, Segurança e Ordem Pública, de Obras e de demais áreas do governo seguem no suporte às 95 ocorrências registradas até o momento.
Trechos antes inundados ou alagados por conta do volume elevado de chuva, que chegou a 260 milímetros em 6 horas, começam a ser liberados, facilitando o acesso do socorro por parte dos órgãos competentes, como Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.
No momento, o núcleo de chuva que atuou no município nas últimas horas já se afastou da cidade. Entretanto, permanece a previsão de chuva que pode ter intensidade de fraca a moderada.
Das ocorrências, 80 são de deslizamentos, a maior parte registrada nas localidades do Quitandinha, Alto da Serra, Castelânea, Centro, Coronel Veiga, Duarte da Silveira, Floresta, Caxambu e Chácara Flora.
Houve alagamentos por diversos pontos da cidade: os 11 registrados pela Defesa Civil foram nas regiões do Alto da Serra, Corrêas, Centro e Mosela.