Chuvas: Paes pede que cariocas fiquem em casa e dispensem funcionários
A previsão do Inmet é de perigo para o Rio de Janeiro em decorrência das fortes chuvas em toda a região Sudeste
atualizado
Compartilhar notícia
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), compartilhou um vídeo nas redes sociais em que pede para que os cariocas que não exercem atividades que não sejam essencias e que fiquem em casa nesta sexta-feira (22/3). A solicitação do político acontece em meio ao alerta vermelho de “perigo” para chuvas intensas na região Sudeste emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
“O que a gente pede? Nós vamos suspender as aulas da rede municipal, suspender os serviços não essenciais da prefeitura. Óbvio que o pessoal da operação tem que estar trabalhando. Não é nem ponto facultativo, é parar mesmo, não vir, a não ser os serviços essenciais”, reforça o prefeito.
Paes afirma que não pode obrigar o serviço privado a dispensar os funcionários, mas pede que as empresas não essenciais e escolas particulares suspendam as atividades durante esta sexta.
Confira:
Segundo o Sistema Alerta Rio, ligado à prefeitura, as condições climáticas de sexta serão influenciadas pela passagem de uma frente fria e depois pelo transporte de umidade do oceano em direção ao continente.
O órgão municipal destaca que o céu da capital fluminense ficará nublado e encoberto, com previsão de chuva moderada de forma contínua, podendo se intensificar no período da tarde.
O governador Cláudio Castro (PL) decretou ponto facultativo em todo o estado do Rio nesta sexta. O político informou que as condições meteorológicas indicam probabilidade de tempestade em grande parte dos municípios fluminenses nos próximos três dias. As escolas estaduais estão com aulas suspensas.
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) suspendeu o expediente de sexta devido ao alerta de forte chuva na região Sudeste. A decisão é do presidente do Tribunal, Ricardo Rodrigues Cardozo, e do corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio.
“A decisão acompanha o ponto facultativo decretado pelo Poder Executivo para garantir a segurança e integridade física de advogados, partes, magistrados, servidores, terceirizados e estagiários”, ressalta o TJRJ.
De acordo com o Inmet, os acumulados de chuvas podem superar os 150 milímetros por dia na região Sudeste. O alerta vale especialmente para o Vale do Paraíba, litoral norte de São Paulo, sul e Zona da Mata de Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espirito Santo.