metropoles.com

Chuvas: Paes pede que cariocas fiquem em casa e dispensem funcionários

A previsão do Inmet é de perigo para o Rio de Janeiro em decorrência das fortes chuvas em toda a região Sudeste

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fernando Frazão/Agência Brasil
Foto colorida de chuva no Rio de Janeiro - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de chuva no Rio de Janeiro - Metrópoles - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), compartilhou um vídeo nas redes sociais em que pede para que os cariocas que não exercem atividades que não sejam essencias e que fiquem em casa nesta sexta-feira (22/3). A solicitação do político acontece em meio ao alerta vermelho de “perigo” para chuvas intensas na região Sudeste emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

“O que a gente pede? Nós vamos suspender as aulas da rede municipal, suspender os serviços não essenciais da prefeitura. Óbvio que o pessoal da operação tem que estar trabalhando. Não é nem ponto facultativo, é parar mesmo, não vir, a não ser os serviços essenciais”, reforça o prefeito.

Paes afirma que não pode obrigar o serviço privado a dispensar os funcionários, mas pede que as empresas não essenciais e escolas particulares suspendam as atividades durante esta sexta.

Confira:

Segundo o Sistema Alerta Rio, ligado à prefeitura, as condições climáticas de sexta serão influenciadas pela passagem de uma frente fria e depois pelo transporte de umidade do oceano em direção ao continente.

O órgão municipal destaca que o céu da capital fluminense ficará nublado e encoberto, com previsão de chuva moderada de forma contínua, podendo se intensificar no período da tarde.

O governador Cláudio Castro (PL) decretou ponto facultativo em todo o estado do Rio nesta sexta. O político informou que as condições meteorológicas indicam probabilidade de tempestade em grande parte dos municípios fluminenses nos próximos três dias. As escolas estaduais estão com aulas suspensas.

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) suspendeu o expediente de sexta devido ao alerta de forte chuva na região Sudeste. A decisão é do presidente do Tribunal, Ricardo Rodrigues Cardozo, e do corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio.

“A decisão acompanha o ponto facultativo decretado pelo Poder Executivo para garantir a segurança e integridade física de advogados, partes, magistrados, servidores, terceirizados e estagiários”, ressalta o TJRJ.

De acordo com o Inmet, os acumulados de chuvas podem superar os 150 milímetros por dia na região Sudeste. O alerta vale especialmente para o Vale do Paraíba, litoral norte de São Paulo, sul e Zona da Mata de Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espirito Santo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?