Chuvas no Sul e calorão no Sudeste: como fica o clima no fim de semana
O Sul do país ainda estará sob efeito dos temporais no fim de semana. Sudeste e Centro-Oeste devem sofrer com a onda de calor
atualizado
Compartilhar notícia
O Brasil vive extremos climáticos: enquanto o Sul é castigado com as fortes chuvas, o Sudeste e parte do Centro-Oeste passam por uma onda de calor. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu diversos alertas para as regiões.
A trégua para as cidades do Rio Grande do Sul não deve chegar neste fim de semana. A previsão é que os temporais permaneçam, pelo menos, até sábado (4/5), com alerta de grande perigo, segundo o Inmet.
Os temporais oferecem grande risco de transbordamentos de rios, deslizamentos e alagamentos. Ainda segundo o Instituto, é esperado um volume de chuva superior a 60 milímetros por hora, ou acima de 100 milímetros por dia.
As chuvas também devem atingir regiões de Santa Catarina e Paraná, com alerta de perigo para ventos de até 100 km por hora e queda de granizo.
Calorão
O Sudeste e o Centro-Oeste do país vêm sendo atingidos por uma forte onda de calor, que tem previsão de término somente no dia 10 deste mês.
Essa onda de calor é resultado da atuação de uma área de alta pressão que impede que frentes frias avancem para o Sudeste e para o Centro-Oeste. Ao mesmo tempo que essa dinâmica mantém o ar quente e seco nessas regiões, ela também faz com que as chuvas se concentrem no Sul.
Por causa das altas temperaturas que vêm sendo registradas, o Inmet emitiu alertas meteorológicos para diversas regiões.
Confira os estados com alerta:
Perigo potencial
- Sul de Minas Gerais
- Sul do Espírito Santo
Perigo
- São Paulo
- Sul de Minas Gerais
- Rio de Janeiro
Grande perigo
- Oeste de São Paulo
- Oeste de Minas Gerais
- Mato Grosso do Sul
- Sul de Goiás
- Sul do Mato Grosso
Nordeste
No sábado, o Leste da Bahia deve ter chuva fraca e passageira ao longo do dia. Em Sergipe, Alagoas, centro-leste de Pernambuco, nos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte, assim como nas áreas centrais do Ceará, Piauí e Maranhão, sol com pancadas de chuva à tarde.
Pode chover já no período da manhã no litoral paraibano e pernambucano, onde a chuva pode ser mais intensa. No restante da região, predomínio de sol e tempo firme.
Já no domingo, a previsão é de chuva concentrada na costa leste e no norte do Nordeste. Os maiores acumulados são previstos para o litoral do Maranhão, litoral do Rio Grande do Norte e da Paraíba, assim como para a região de Ilhéus até Salvador. Nestas áreas há previsão de temporais com forte intensidade ao longo do dia.
Norte
O sábado no Noroeste e Oeste do Amazonas, assim como em todo o estado de Roraima e no litoral do Amapá e Pará, deve ser de chuva a qualquer hora do dia, podendo vir pontualmente forte. Tempo firme no centro-leste e sul de Rondônia e também no centro-sul do Tocantins. Nas demais áreas, pancadas de chuva ao fim do dia.
No domingo, tempo firme no centro-sul do Tocantins e no extremo sudeste do Pará. Chuva forte e frequente, acontecendo em forma de temporais ao longo do dia no centro-norte do Amazonas, em Roraima e no litoral do Amapá. Pancadas de chuva ao fim do dia nas demais áreas, típicas da região.