Chuvas no RS: 2 unidades frigoríficas não retomaram suas atividades
Das dez unidades frigorífica paralisadas após as enchentes no RS, 2 ainda se encontram paradas no estado e sem previsão de retomada
atualizado
Compartilhar notícia
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informou nessa quinta-feira (9/5) que das 10 unidades frigoríficas afetadas pelas chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul que estavam paralisadas, oito já retomaram suas atividades, de forma parcial ou total. Porém, duas continuam paralisadas. As empresas produzem carnes de aves e de suínos.
O estado é responsável por 11% da produção de carne de frango e 19,8% de carne de suínos nacional. A produção é direcionada para consumo nas gôndolas do próprio Rio Grande do Sul, para outros estados e para a exportação. Os dados são de levantamento realizado junto a Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV) e o Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Estado do Rio Grande do Sul (SIPS).
A associação afasta o risco de desabastecimento. ”Com o restabelecimento gradativo da produção, o risco ao abastecimento destas proteínas no estado está afastado, apesar de comprometimentos pontuais devido a questões logísticas”, afirmou o órgão.
O setor está dando atenção para as unidades frigoríficas após a decretação dos pontos de interrupção do fluxo rodoviário, bem como o apoio às comunidades impactadas pelas chuvas. A distribuição de alimentos e itens básicos está no foco das empresas do setor.