Chuvas no Recife: grávida de 8 meses morre após deslizamento de terra
Ao menos 1,2 mil pessoas estão desabrigadas desde a última terça-feira (23/07/2019). Cidades pernambucana decretaram emergência
atualizado
Compartilhar notícia
Após quase 20 horas de buscas, o Corpo de Bombeiros de Pernambuco localizou o corpo Maria Eduarda da Silva, de 21 anos, que estava grávida de 8 meses (foto em destaque). Ela morreu soterrada no bairro Abreu e Lima, região metropolitana de Recife. A jovem é a 12ª vítima das fortes chuvas que atingem a região desde a última terça-feira (23/07/2019). O temporal deixou cinco crianças feridas e 1,2 mil pessoas desabrigadas, de acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe).
Segundo as autoridades, também morreram quatro pessoas em Olinda e três na capital pernambucana. Cidades do Grande Recife e da Zona da Mata de Pernambuco decretaram situação de emergência por causa das chuvas.
Maria Eduarda faz parte da família em que outras três pessoas morreram soterradas e uma mulher ficou gravemente ferida. Um vizinho também morreu. O corpo da jovem foi encontrado às 23h31 com a ajuda de voluntários que moram na comunidade.
O deslizamento de barreira que matou Maria Eduarda ocorreu no bairro de Caetés, durante a madrugada. Também morreram Mariana Xavier, de 18 anos, que chegou a ser resgatada com vida; o irmão dela, Luiz Henrique, de 15 anos e o pai deles, Silvano Silva, de 49 anos.
Em outra casa no mesmo bairro, o desempregado Adalmir Ferreira dos Santos, de 53 anos, estava sozinho quando ocorreu o deslizamento. Segundo o Corpo de Bombeiros, ele morreu no local.
Durante as buscas por Maria Eduarda, o marido dela acompanhou de perto o trabalho dos bombeiros. Apreensivo, Breno José subiu na retroescavadeira, no momento em que a bolsa de bebê da esposa foi encontrada. O filho do casal se chamaria Brendon Nicolas.
Na mesma família de Maria Eduarda, o deslizamento deixou ferida Ariana Tereza Xavier da Silva, de 39 anos. Ela está internada no Hospital Miguel Arraes, em Paulista, onde passou por cirurgia e segue internada na Unidade de Terapia Intensiva. Ariana está em estado grave, sedada e respirando com a ajuda de aparelhos.